O aplicativo de caronas Uber, que viabiliza corridas particulares unindo motoristas autônomos e passageiros, anunciou nesta sexta-feira, 31, que planeja investir US$ 1 bilhão na Índia nos próximos nove meses, conforme visa aumentar o número de cidades em que opera naquele país — das 18 atuais para mais de 40 até o fim do ano — e afastar a concorrência de rivais locais. A informação é do The Wall Street Journal.
Segundo a empresa, o montante será usado na contratação de pessoal local e para desenvolver novos produtos em seu maior mercado fora dos EUA. O Uber planeja quase triplicar sua equipe em tempo integral na Índia, que conta atualmente com 140 funcionários, no fim do ano.
De acordo com Amit Jain, presidente do Uber na Índia, a expectativa é que, com o investimento, o aplicativo faça mais de 1 milhão de viagens por dia naquele país, entre os próximos seis a nove meses, e tenha 200 mil motoristas cadastrados, em 2016. Atualmente, a empresa tem cerca de 50 mil motoristas que se inscreveram para oferecer passeios na Índia.
Ainda segundo o executivo, a Índia é hoje "uma de suas maiores prioridades, junto com a China e o Uberpool" — serviço que permite às pessoas dividir a corrida para um mesmo destino, e que até então não está disponível na Índia. No mês passado, o Uber anunciou a intenção de investir outro US$ 1 bilhão na China ainda este ano.