A indispensável ferramenta humana em TI

Se conhecimento técnico e experiência são fundamentais, há um aspecto que não pode ser desconsiderado: o fator humano

Arte da adaptação

“Não serão as espécies mais fortes e nem as mais velozes que sobreviverão, mas sim, as que se adaptarem melhor as mudanças” Charles Darwyn. Isso acontecerá com a lei do Serviço de Atendimento ao Consumidor - SACs

Outsourcing: a regra dos 80/20

Muitos executivos conservam a idéia de que poderão perder o controle da companhia em sua totalidade ao contratarem empresas especializadas em serviços de apoio

Melhores práticas de serviços de TI gerando negócios

O objetivo é conduzir a TI de forma que ela gere negócios de maneira ordenada, controlada e a custos conhecidos, utilizando uma linguagem clara e comum para comunicação com os usuários dos serviços e com o mercado

Gerenciar fornecedores é serviço para TI

O grande número de serviços terceirizados acarreta para os gestores empresariais novas tarefas como gerenciar contratos, controlar, estabelecer metas, medir prazos e os valores propostos

O mundo das cores tem dominância certa

Equipamentos que imprimem colorido serão a próxima onda do mercado, talvez ainda maior que o advento das multifuncionais sobre os equipamentos de uma única função

Os erros de SOA

Os benefícios propostos são inúmeros. Mas alguns erros podem comprometer todo o projeto de uma corporação. Que tal descobrir como evitá-los?

TI para todos que são bons

De acordo com a Culpeppers and Associates, empresa especializada na pesquisa de salários, cargos e planos de carreiras nas áreas de TI e telecomunicações, existem nada menos que 184 diferentes cargos e funções disponíveis hoje no mercado de TI

O currículo do super profissional de TI e Telecom na era do conhecimento

Mostrar qual é o perfil idealizado do super profissional de TI com capacidade intelectual para realizar as atividades transacionais complexas (tácitas) com efetividade, na ótica dos gerentes de organizações de TI e Telecom

Outsourcing: sinais dos tempos

Não há como se planejar para atuar no mercado de forma mais competitiva se não considerar a possibilidade de utilizar a prática como parte estratégica do negócio

Outsourcing de TI como estratégia de negócios

A Tecnologia de Informação tem sido usada apenas como suporte para que as empresas tenham informações sobre os negócios ou como estratégia, gerando um diferencial para o mercado?

Admirável TI nova

A área de TI precisa maior visibilidade aos seus projetos e investimentos, além do cumprimento de novos papéis associados à inovação e à gestão de terceiros envolvidos com o desenvolvimento e o processamento dos sistemas da empresa – no caso, os fornecedores de tecnologia e de serviços

A imagem do Brasil em TI

As empresas brasileiras são, hoje, alternativas viáveis como fornecedores de TI. Outro dado positivo é o aumento de negócios feitos por empresas multinacionais ou brasileiras, sejam elas pequenas, médias ou grandes

TI como serviço para PMEs

Estamos na era de usufruir e não mais de ter. A TI deve ser encarada como uma prestação de um serviço e requer excelência, pois faz parte do cotidiano da organização

Senhores gestores de Call Center, mãos à obra!

Olhando de forma mais otimista, surge uma ótima oportunidade de diferenciação para as empresas que desejam levar a sério o Atendimento ao Cliente

Entrando na linha

É preciso que as empresas reavaliem urgentemente sua infra-estrutura, processos, soluções e treinamento de pessoal para que o atendimento seja o de performance cada vez mais elevado

O novo profissional de TI e telecom na era do conhecimento

Existem duas mudanças ocorrendo no ambiente das empresas de telecomunicações e TI. A primeira diz respeito a um aumento da importância das atividades com maior conteúdo intelectual, e a segunda está relacionada ao novo perfil desejado dos profissionais que exercerão essas atividades

Quo Vadis TI?

Em vez de técnicos altamente especializados em tecnologia, por exemplo, será mais comum encontrar nos departamentos de TI gestores e analistas de processos, especializados no negócio-fim da organização, responsáveis pelo relacionamento com empresas e provedores de serviços de outsourcing

Call Centers e a nova regulamentação: é preciso virar o jogo

A nova regulamentação, estabelecida pelo decreto no. 6.523 de 31 de julho de 2008, coloca essas instituições na defensiva, pelas sanções que pode acarretar, mas é preciso virar o jogo

Retorno de investimento em outsourcing

O retorno de investimento na área de outsourcing está intimamente ligado à parceria firmada entre contratante e o prestador do serviço. Fatores de risco existem e não devem ser descartados

Alinhamento e sucesso dos negócios com Enterprise Architecture

O trabalho desenvolvido pela EA é focado na colaboração, minimização de riscos, melhoria de práticas já existentes, suporte para decisões e reusabilidade. Cabe a ela definir como a tecnologia será utilizada para apoiar e beneficiar a estratégia empresarial

O que importa mesmo é o Serviço

Serviço – uma palavra pouco compreendida por fornecedores e contratantes. Mesmo porque, as diversas variáveis de um mesmo serviço tem pesos diferentes para cada empresa

Modelos de gestão na era do conhecimento

Como as tecnologias da informação podem apoiar e melhorar a aprendizagem e a incorporação permanente do conhecimento, que realmente o que cria valor para a organização

Os benefícios da integração

Tente imaginar o tempo e o dinheiro gastos pelas grandes empresas em hardware, software, desenvolvimento e serviços de consultoria em busca de soluções para problemas pontuais ou isolados. Certamente, esse número não será pequeno

O novo modelo de negócio

teste para home

Siglas 2.0

Se até então a tecnologia era diferencial para o negócio, na era das siglas 2.0 é o domínio do meandro do negócio que fará a diferença. A regra vale para BPM ou BPO, onde o “business” da sigla já deixa muito claro o papel do negócio na tecnologia

Por que o Brasil não consegue exportar TI?

Quando se compara o tamanho do mercado brasileiro com a pauta de exportações, percebe-se que há um problema estrutural, sem contar o fato de ser dominado por multinacionais, o que impede o desenvolvimento de um modelo nacional de exportação

O outsourcing nos negócios das empresas

As prestadoras de serviço de outsourcing desenvolveram metodologias para que as transições dentro das organizações acontecessem de maneira eficaz, fazendo com que a empresa ganhasse produtividade de forma rápida e sem revés

A evolução do teste de software

Novo modelo evita retrabalho, perda de tempo e de dinheiro mais adiante

Como garantir que os serviços de TI não prejudiquem o Negócio?

Realmente atender bem quase sempre possibilita que o serviço possa ser continuado e o cliente fidelizado. Mas o que fazer quando o cliente pede sem saber ao certo o que está pedindo?