Os primeiros passos para um país se preparar contra ataques cibernéticos

Estamos no caminho certo, mas é importante que as empresas, independentemente do setor de atuação, entendam a real necessidade de estarem preparadas para ataques, mitigando riscos e detectando antecipadamente as possíveis vulnerabilidades. Outra mudança necessária é que a segurança da informação precisa estar atrelada a governança corporativa de empresas e do governo, tornando-se estratégica

IA e Machine Learning: aliados da Segurança da Informação

Soluções fornecidas por empresas como a Microsoft e a AWS dedicam volumosos recursos para entregar segurança embarcada no que fazem. Conhecer e utilizar estes produtos é uma vantagem competitiva

Erros de configuração em servidores, na nuvem e na rede causam 40% dos incidentes...

O usuário como o elo mais forte da cibersegurança – por mais camadas e recursos de IA na estrutura de segurança, é o usuário que entende o contexto e acaba tomando as decisões. Informação, transparência e suporte são cada vez mais fundamentais para o usuário não ser vítima de seu próprio ímpeto de produtividade

Como será o amanhã do Blockchain?

O uso do Blockchain é um processo evolutivo e um caminho sem volta. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, até 2025, 10% do PIB global estará registrado nesses blocos digitais

Os avanços do varejo com novas tecnologias e terminais de autoatendimento

Mais de três décadas se passaram desde a introdução dos primeiros serviços de autoatendimento em estabelecimentos comerciais americanos

A transformação do papel do diretor de marketing sob a influência da Inteligência Artificial

Ao delegar às tecnologias de IA as tarefas operacionais rotineiras, a área de marketing conquista seu merecido lugar como um pilar fundamental de valor e governança no seio da organização

Projetos de tecnologia a favor da saúde

Soluções tecnológicas voltadas para o gerenciamento e armazenamento de dados beneficiam instituições de saúde e pacientes

Abordagem de nuvem híbrida: ideal para backup e recuperação de dados

Avaliando cuidadosamente quais dados devem ser armazenados em backup, selecionando a solução certa e adotando as melhores práticas dos mesmos, essas empresas podem implementar uma estratégia de backup e recuperação em nuvem híbrida inteligente e unificada que lhes permitam proteger seus dados de uma maneira que envolva o melhor dos mundos na nuvem e no ambiente on-premise

Análise de negócios em TI e além: o elo que faltava

Uma das tarefas mais difíceis para o executivo de TI é comprovar como a Technologia da Informação impacta positivamente os resultados do negócio. A dificuldade de se demonstrar o ROI (retorno sobre investimento) de TI é assunto recorrente na literatura

Os bancos tradicionais vão desaparecer no futuro?

A necessidade de rever e renovar constantemente os modelos comerciais e operacionais, as práticas de trabalho e os desenvolvimentos tecnológicos, devem se tornar uma questão natural

Sete dicas para monitorar a rede e garantir a segurança

O aspecto essencial de um conceito de segurança abrangente é a possibilidade de visualizar rapidamente todas as ferramentas de segurança em tempo real, sem precisar dispor cada solução individualmente

Lei Anticorrupção: muito além da obrigatoriedade

Em um primeiro momento, todas essas exigências podem assustar, mas a adequação não precisa ser algo traumático. A tecnologia está aí, com soluções aderentes a todas as corporações, independentemente de perfil, mercado de atuação ou porte, pronta para suportar o mercado nesse importante passo contra a corrupção

O que são as redes quânticas e o quanto estão próximas de transformar os...

A tecnologia, destacada como uma das mais promissoras para os próximos anos, reflete a nova fronteira da conectividade corporativa

Do papel ao digital: como a IA está revolucionando o setor de RH?

A Inteligência Artificial está apoiando o setor de RH a se humanizar ao automatizar tarefas repetitivas e permitir que os profissionais se concentrem em sua verdadeira missão: o desenvolvimento e o cuidado com as pessoas

Como conferir qualidade aos serviços de TI?

A norma ISO 20000 é a primeira norma de qualidade específica, internacional e independente que estabelece requisitos de qualidade para fornecedores de TI, aproximando a entrega dos serviços das demandas do negócio e do cliente

Indústria automotiva na transição para o veículo elétrico

Diante do forte ritmo de expansão de vendas dos EVs, e consequentemente da necessidade de respostas rápidas da indústria automotiva, tornam-se fundamentais as parcerias entre fabricantes e empresas especializadas em tecnologia para automação no desenvolvimento de soluções. É a colaboração que ajudará a identificar melhor oportunidades de automação e digitalização de processos para que o setor como um todo corra na mesma velocidade dos veículos elétricos

Inteligência Artificial em setores tradicionais

A pergunta que fica para o setor automotivo, imobiliário e tantos outros é: você está preparado para essa revolução silenciosa?

O caminho do crescimento para os ISPs

A facilidade de se instalar em uma localidade distante é favorecida pela evolução nas formas de conexão. Apesar de a tecnologia xDSL ainda dominar os acessos à banda larga fixa, seu crescimento já não é tão expressivo. Nos treinamentos que ministro, percebo claramente que a fibra óptica está ocupando este espaço, já que garante conexões de altíssima qualidade, baixo custo de manutenção e abre a possibilidade da oferta de melhores planos

Protegendo seu negócio em nuvem contra imprevistos

É importante conhecer os conceitos, os modelos, os tipos, os fatores, os critérios, o funcionamento e as melhores práticas da nuvem, bem como escolher um fornecedor de nuvem confiável e competente, que possa atender às suas demandas e expectativas

O que esperar do Blockchain no Brasil em 2017?

Muitas empresas já estão trabalhando com este paradigma de informações descentralizado. Por isso, entender o Blockchain é fundamental para identificar seus possíveis impactos

Exportação de tecnologia brasileira é uma das 8 tendências para e-commerce em 2021

A quarentena inaugurou uma era de procura por novas formas de venda, nacionalmente e também direcionada ao exterior

Quer garantir a sustentabilidade do seu negócio? Invista na experiência do seu cliente

Empresas que criam experiências excepcionais podem diferenciar-se de seus concorrentes

Provedores: tendências que um diretor de tecnologia deve acompanhar

O alinhamento entre todos os sistemas utilizados por um provedor, que garante a qualidade do serviço prestado aos consumidores, é missão do CTO presente em cada organização. Tal zelo, somado ao acompanhamento das novas compras e projetos que envolvem a área de Tecnologia da Informação, é tão importante quanto o investimento em soluções robustas

Brasil investirá mais em mobilidade do que a média mundial

Estudo da Accenture corrobora uma sensação que tenho do mercado: cliente para de questionar “o quê” e parte para “como” e “quando”

A transformação digital e a proteção de dados na dinâmica corporativa

Hoje, temos amparo legal na LGPD para promover o desenvolvimento tecnológico e ao mesmo tempo oferecer segurança às informações dos indivíduos. Mas ainda não existe um sistema 100% seguro. É necessário manter sistemas rigorosamente atualizados e renovar periodicamente o treinamento dos colaboradores para mitigar os efeitos dos ataques cibernéticos. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas estamos a passos largos nesta jornada. E você? Está preparado para essa evolução? 

Cashless economy: tendências e benefícios da digitalização nas transações financeiras

Cashless economy, em tradução literal, significa economia sem dinheiro. Na prática, consiste em um tipo de economia em que as transações financeiras são feitas com métodos de pagamentos digitais, como cartão de crédito, débito, carteira digital, PIX e outros ao invés do uso de papel moeda físico

Internet das Coisas: prepare-se para uma onda de novas oportunidades em estratégia de negócios

Depois de derrubar as paredes das casas inteligentes, prepare-se para a Internet das Coisas bater à porta da sua empresa. Pode ser um mensageiro com uma notícia ruim, ou uma oportunidade pela qual você esperou a vida toda

Chatbot: uma ferramenta para melhorar a interação com o cliente

O chatbot efetua o atendimento com melhor qualidade e, ainda por cima, aprende com cada interação que mantém com um ser humano. É este, afinal, o foco dos chatbots: oferecer ao consumidor uma ótima experiência com a empresa e atender às suas necessidades de forma rápida e precisa

Três considerações para instituições de serviços financeiros

De fato, nenhuma indústria depende tanto da segurança de sua rede e dos seus dados quanto as instituições de serviços financeiros. Amplamente consideradas como “infraestrutura crítica”, as redes do setor financeiro lidam com a economia da das pessoas e com a economia global

Governança de dados como protagonista da transformação digital

O cenário de transformação atual é, acima de tudo, um momento de reflexão. Devemos nos questionar se representamos a mudança que queremos ver. Se estamos em um caminho de modernização e transformação de nossos negócios para continuarmos a ter relevância para nossos clientes e manter a diferenciação e prosperidade que almejamos