Big data, mobilidade, segurança e computação em nuvem estão forçando as corporações a repensar a abordagem de tecnologia, levando-as a investir pesadamente em infraestrutura de TI. Diante desse cenário, a HP anunciou nesta segunda-feira, 9, sua estratégia para ajudar as empresas a criar uma base para a próxima geração de arquitetura corporativa com novas soluções e serviços voltados a acelerar as aplicações, simplificar o gerenciamento, aumentar a eficiência e agilidade e, ao mesmo tempo, reduzir as despesas operacionais com TI.
Apresentadas no evento HP Discover 2014, encontro anual que reúne clientes e parceiros de negócio da HP e acontece esta semana em Las Vegas, nos EUA, as soluções abrangem aquelas voltadas à infraestrutura empresarial sustentáveis, e que, segundo a empresa, proporcionam eficiência e proteção ao investimento necessário para suportar as tecnologias que os data centers atuais e de próxima geração demandam, principalmente o data center cuja arquitetura de rede é definida por software (SDN, na sigla em inglês), construído sobre uma infraestrutura convergente.
Dentre os lançamentos, a companhia anunciou o HP Apollo, nova família de servidores HPC (high performance computing) para empresas de todos os portes, que combinam design modular com distribuição de energia e técnicas de refrigeração inovadoras, proporcionando um desempenho até quatro vezes maior que os servidores de rack padrão, segundo a empresa.
Outras novidades são o HP Helion Self-Service HPC, solução de nuvem privada baseada na plataforma HP Helion OpenStack, que fornece um portal de autosserviço que contém recursos de HPC através de uma interface de amigável, além do HP Virtual Cloud Networking SDN Application e o HP FlexFabric Datacenter 7900 Series, que prometem mudar rapidamente a maneira de virtualizar data center, permitindo aos clientes implantar e otimizar redes em minutos, em vez de meses. Segundo a fabricante, os lançamentos já estão disponíveis no mercado internacional, sendo que no Brasil devem ser comercializados em breve.
"Na medida em que os clientes olham para o futuro, eles precisam de uma infraestrutura baseada em resultados de negócios que permitem o novo estilo de TI", disse Bill Veghte, vice-presidente da divisão enterprise da HP. "Com os novos produtos e serviços anunciados, a HP proporciona ganhos em agilidade e reduz a complexidade dos clientes", acrescentou.
*A jornalista viajou a Las Vegas a convite da empresa.