O Banco Central do Brasil divulgou nesta segunda-feira, 15, o ranking das reclamações contra bancos e instituições financeiras no 4º trimestre de 2017, onde o grupo Santander continuou a ocupar a liderança do ranking, a Caixa passou para a segunda colocada, entre as instituições que detém mais de 4 milhões de correntistas. O terceiro lugar nesse período foi o ranking ganhou a participação do grupo Bradesco.
Em relação aos bancos e financeiras com menos de quatro milhões de clientes, o que obteve maior número de reclamações foi a Facta Financeira, que ocupava a mesma posição no trimestre anterior. Em seguida vem a Sofisa e Realize, que não apareciam no ranking anterior.
Ranking de reclamações de instituições com mais de 4 milhões de clientes
1º SANTANDER (conglomerado)
2º CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (conglomerado)
3º BRADESCO (conglomerado)
4º BANRISUL (conglomerado)
5º BB (conglomerado)
6º ITAU (conglomerado)
7º VOTORANTIM (conglomerado)
8º MIDWAY S.A. – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO
9º PERNAMBUCANAS FINANCIADORA S.A. – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO
10º BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S.A.
Ranking de reclamações de instituições com menos de 4 milhões de clientes
1º FACTA FINANCEIRA S.A. – CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO
2º SOFISA (conglomerado)
3º REALIZE CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO S.A.
4º PAN (conglomerado)
5º CITIBANK (conglomerado)
6º SAFRA (conglomerado)
7º BRB (conglomerado)
8º BMG (conglomerado)
9º BNP PARIBAS (conglomerado)
10º INTERMEDIUM (conglomerado)