Stemac faz modelagem de dados para otimizar planejamento

0

A Stemac S/A Grupos Geradores implantou um sistema para modelar a base de dados para consultas analíticas e operacionais, permitindo a otimização de ferramentas de Business Intelligence e auxiliar no planejamento da empresa. O projeto de desenvolvimento de Data Warehouse teve repercussão nos setores financeiro, contábil e de planejamento da companhia e foi realizado pelaa Advanced IT, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas e administração de bancos de dados.
Antes da modelagem de dados, as áreas financeira, contábil e de planejamento possuíam relatórios que acessavam diretamente o banco de dados do ERP, e o controle era realizado através de arquivos em formato texto ou planilhas de cálculo. Com esta estrutura, a geração de relatórios gerenciais era trabalhosa e dependente de esforço humano. Também a mitigação de problemas de inconsistência de informações não era possível.
Após uma análise inicial, a Advanced IT planejou a construção de um Data Warehouse corporativo, composto de vários data marts (repositório de dados específicos de uma área) com a finalidade de apoiar o controle orçamentário das áreas envolvidas. Primeiramente foram criados data marts para a área financeira, contábil e de planejamento. Através de diferentes processos e transações, o Data Warehouse corporativo recolhe uma cópia das informações destes repositórios e as organiza em diferentes níveis ou camadas de dados, preparando-as para facilitar consultas, relatórios e análises.
O banco de dados gerado, diferentemente do acesso direto ao ambiente OLTP (Online Transaction Processing ou Processamento de Transações em Tempo Real), permitiu a análise e definição de atividades que diminuíssem o impacto ou a probabilidade de ocorrência de riscos relativos aos dados. O potencial crescimento do Data Warehouse foi considerado composição da arquitetura do mesmo, assim como sua integração com os diversos data marts (incluindo projetos futuros já levantados). Assim, garantiu-se um longo ciclo de vida à nova estrutura gerada.
A base de dados consolidada fornece informações de controle orçamentário (previsto x realizado) das áreas de negócio envolvidas com maior confiabilidade e menor tempo de resposta. Através da solução implementada, a Stemac teve acesso a uma visão analítica das informações corporativas, apoiando tanto operacionalmente – com o controle orçamentário – quanto gerencialmente, respaldando o atingimento dos objetivos estratégicos da empresa. O diferencial desta solução é a escalabilidade e a facilidade de uso do Oracle Warehouse Builder.
Neste projeto foram utilizados o Oracle Warehouse Builder 11g (OWB) e o banco de dados Oracle Database Standard Edition 11g. O OWB é usado principalmente para consolidar as fontes de dados heterogêneos em armazenamento de dados (data warehousing) e migrar dados de sistemas legados.
“Escolhemos a Advanced IT como parceira na implementação deste projeto de construção do Data Warehouse Coorporativo por ser uma empresa de referência neste seguimento e com uma expertise adquirida ao longo de 15 anos em projetos Oracle, desenvolvidos utilizando metodologias que asseguram a obtenção dos resultados esperados. Estamos satisfeitos com o trabalho entregue pela equipe de especialistas da Advanced IT e pretendemos dar continuidade ao mesmo, com a ampliação do DW para outras áreas de negócio da Stemac”, disse Sérgio Ucoski, gerente de TI do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.