Mineradora Samarco reduz consumo de combustível

0

A Tata Consultancy Services (TCS), empresa de tecnologia da informação do Grupo Tata, anuncia o lançamento comercial no Brasil do software chamado Virtual InduratorTM. A ferramenta destina-se à otimização do processo de endurecimento durante a pelotização de partículas de minério de ferro, uma operação considerada crucial nas indústrias de siderurgia e mineração.

A siderúrgica Essar Steel, com sede na Índia, implementou o Virtual InduratorTM em duas de suas unidades de pelotização, ajudando a otimizar a produtividade com a qualidade desejada. Recentemente, a ferramenta foi instalada pela TCS – em conjunto com a fornecedora do sistema especialista CEMI – em uma das plantas de pelotização da Samarco Mineração, companhia controlada pela brasileira Vale e pela australiana BHP Billiton. No caso da Samarco, resultados indicam uma redução no consumo de combustível da ordem de 2% a 3%.

“A adoção da ferramenta Virtual Indurator associada a um sistema especialista, agregadas às boas práticas acumuladas ao longo do tempo pela Samarco e inseridas na inteligência do sistema, proporciona atualmente à empresa um ganho importante no que diz respeito à redução do consumo de gás natural, sem diminuir a qualidade do produto final, além de outros ganhos relacionados à previsibilidade e diagnóstico do processo de pelotização”, explica Marcos Cavalcante, engenheiro da Samarco responsável pelos fornos da gerência de engenharia de processo e automação, na unidade de Ubu, município de Anchieta, no Espírito Santo.

A pelotização consiste basicamente na transformação de finos de minério de ferro em pelotas (esferas de 8 a 18 milímetros). Realizar esse processo de maneira eficiente é fundamental para o sucesso de qualquer planta de pelotização, uma vez que reduz custos de produção e eleva a produtividade. No entanto, otimizar o processo de pelotização apresenta importantes desafios, especialmente por ser uma operação complexa e de energia intensiva, com rigorosos requisitos de qualidade e normas de emissão de gases.

A ferramenta da TCS Virtual InduratorTM fornece a engenheiros de processo e a operadores das plantas um rico conjunto de informações que auxilia na maximização de produtividade do forno, na melhoria da qualidade da pelota desejável e na redução do uso do combustível utilizado. O software simula ainda o processo de endurecimento das pelotas, levando em conta as características das matérias-primas, tais como minério de ferro, carvão ou coque, calcário ou cal, bentonita ou aglomerante orgânico, juntamente com as condições operacionais e dimensões físicas da unidade industrial.

Quando instalado on-line, o software pode ser ligado a um sistema especialista que, por sua vez, conversa com o sistema de automação, no qual são inseridas, filtradas e atualizadas as informações de qualidade provenientes dos laboratórios, dados de consolidação de produção obtidos via sala de controle e, finalmente, outros parâmetros úteis de processos para otimização. A partir de então os dados são entregues para o Virtual InduratorTM e são geradas as simulações de processo. Assim que elas ocorrem, o processo inverso é feito e de forma preditiva os sistemas especialista e de automação atuam manipulando todo o processo de queima de pelotas, garantindo assim produtividade e eficiência energética do forno de endurecimento de pelotas de minério de ferro.

“Esta ferramenta de simulação foi desenvolvida pela TCS para atender às necessidades das indústrias de siderurgia e mineração. Com o Virtual InduratorTM, além de melhorar a previsibilidade do processo, conseguimos garantir produtividade dos fornos e reduzir o consumo de combustível, principalmente quando as características das matérias-primas seguem mudando com o tempo", afirma Venkataramana Runkana, cientista responsável pelo desenvolvimento da ferramenta no Laboratório de Inovação em Engenharia de Processos da Tata Consultancy Services na Índia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.