Kaiser melhora gestão de talentos com outsourcing de RH

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A Kaiser ganhou mais tempo para se relacionar com seus funcionários e gerenciar a sua carreira de talentos, após a terceirização do departamento de recursos humanos.

A avaliação é de Artur Pereira, gerente de RH, que afirma que a administração dos empregados ficou mais eficiente com atualizações em tempo real e liberação rápida das informações para os gestores.

O grupo cervejeiro emprega atualmente 1,6 mil funcionários no Brasil, que trabalham em oito fábricas espalhadas pelo País, para produção das marcas Kaiser, Bavaria, Heineken e Xingu.

Toda a folha de pagamento é processada pelo datacenter da RM Outsourcing, que também cuida das rotinas de RH, como admissão dos empregados, homologações, demissão, férias e atualizações de profissionais.

A RM Outsourcing também presta serviços de seleção e recrutamento para Kaiser. A empresa herdou o contrato em agosto do ano passado com a compra da Holomática, que já prestava serviços de BPO (Business Process Outsourcing) para a fabricante de bebidas, que está entre os cinco maiores grupos cervejeiros do mundo.

A Kaiser contratou a Holomática em 2001, depois de uma experiência de outsourcing com a ADP Systems. Pereira explica que a idéia da cervejaria de entregar o departamento de RH para terceiros não era apenas reduzir custos, mas liberar o departamento das rotinas do dia-a-dia para se concentrar mais no desenvolvimento de carreira e remuneração.

?Ganhamos mais tempo para pensar em novos projetos e nos relacionarmos melhor com nossos funcionários?, diz o executivo, sem saber como será o processo de integração dos 1,6 mil profissionais da Kaiser com o grupo Femsa (Fomento Econômico Mexicano). O maior engarrafador de Coca-Cola da América Latina adquiriu, no começo deste ano, 68% do capital da Kaiser.

A Kaiser usa o ERP da SAP, mas segundo Pereira, como não contemplava folha de pagamento na época, a indústria optou pelo sistema de RH da RM. O executivo informa que o sistema faz atualização dos dados das unidades em tempo real e torna as informações disponíveis para os gestores de RH, como cargos e salários.

Essa facilitade, diz Pereira, torna a administração dos serviços de RH ágeis e acabam reduzindo custos.

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