Hospital Felício Rocho implanta sistema de gestão

1

O Hospital Felício Rocho – HFR iniciou em fevereiro passado a implantação de um sistema de gestão hospitalar, que já está apontando inúmeros benefícios, como acompanhar em tempo real todo o processo de informação, como os dados atualizados do que está no faturamento, o que está sendo faturado e o que já se faturou.
‘’Além disso, o Hospital vai poder, em pouco tempo, ter o prontuário eletrônico totalmente implantado, permitindo a eliminação de papéis”, declara o diretor Técnico do HFR, Dr. Múcio Pereira Diniz.

Segundo o diretor, é também por meio da solução MV que conseguem melhor controlar os pacientes. “Através de um painel eletrônico verificamos toda a situação da internação hospitalar e do acompanhamento médico e de enfermagem. Em resumo, agora o HFR tem informações confiáveis e seguras da gestão hospitalar como um todo”, afirma.

Já o gerente de Suprimentos, Marcone Alves Silveira, destaca os benefícios obtidos na farmácia do hospital. “Ganhamos agilidade nas dispensações, visto que as solicitações são disponibilizadas imediatamente após a confirmação da prescrição médica. Além disso, com a implantação da farmácia satélite, as dispensações passaram a ser por horário, retirando o estoque dos escaninhos dos pacientes”.

Marcone também ressalta as mudanças no setor financeiro. “Agora temos agilidade nas cobranças das notas de OPME e nas solicitações de compras, uma vez que os setores passaram a fazê-las por meio eletrônico. O sistema controla também os estoques periféricos, possibilitando o rodízio dos materiais e medicamentos para evitar perdas por prazo de validade ou compras de urgência. Além disso, a unificação das soluções contábil e financeira tem evitado o retrabalho de lançamento em dois sistemas”, destaca, acrescentando que ‘’por ser todo integrado, o sistema da MV permite termos um melhor controle sobre processos e custos”.

Com 59 anos em atividade, o Hospital Felício Rocho é uma das mais tradicionais instituições de saúde de Minas Gerais, contando com 537 médicos cooperados, entre efetivos, residentes e plantonistas. São 314 leitos distribuídos em apartamentos e enfermarias, 20 leitos de CTI adulto, 10 leitos de CTI cardiovascular, 15 leitos de CTI pediátrico, 20 salas de cirurgia, sala de recuperação pós-anestésica, sala cirúrgica para procedimentos de otorrinolaringologia e três salas de vídeo-endoscopia. Atualmente, 1735 usuários utilizam o sistema MV, através de 750 estações de trabalho.
Inovação

Disponibilizando inúmeras soluções e possibilidades de uso das suas informações, o sistema MV ganhou uma nova funcionalidade no Hospital Felício Rocho. É que dados e informações fornecidas pela solução de Business Intelligence, também conhecida como Portal de Indicadores, estão sendo disponibilizadas em grandes telas LCD em pontos estratégicos do Hospital.

Segundo o diretor de Projetos da MV, João Alves, a principal vantagem da funcionalidade é ter a gestão de pacientes à vista, sem as pessoas precisarem ir atrás da informação. “Funciona como os painéis dos aeroportos. São informações como o paciente de cada leito, data prevista de alta, médico que está acompanhando, se já teve avaliação no dia e até informações de precauções, se é alérgico a algum medicamento, por exemplo. São mais de 10 indicadores diferentes”, ressalta.

Para o diretor, o painel alivia a concorrência por computadores no posto de enfermagem, além de substituir os quadros de papel que abrigam recados, ajudando a evitar falhas. “O painel indica se há algum atraso na checagem de medicamentos, pacientes que não foram evoluídos, enfim, pendências operacionais”, explica.

Atualmente, existem três painéis disponíveis no posto de enfermagem, na farmácia e no bloco cirúrgico. Mas a ideia é em breve disponibilizar 18 telas em toda a estrutura do Hospital.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.