Hospital das Clínicas troca parque tecnológico

0

Melhorar os aspectos de topologia física de toda a estrutura de rede do Hospital das Clínicas foi o compromisso que a 3Com assumiu ao vencer a licitação e enfrentar a implementação de um projeto ousado no hospital, que é considerado o maior da América Latina.

A equipe de TI do complexo da instituição, liderada pelo gerente de infra-estrutura de tecnologia do HC, Aurélio Vitorino, e a equipe de engenharia da 3Com tinham a incumbência de criar uma estrutura que contemplasse a alta disponibilidade entre os institutos e fundações e aumentasse a capacidade em suportar novas aplicações, além de minimizar os riscos de interrupções dos serviços disponíveis na rede do hospital, criando rotas alternativas entre os institutos.

Outro ponto importante era possibilitar o gerenciamento do backbone através de ferramentas, políticas, manutenção e documentação. ?O antigo sistema tecnológico do Hospital das Clínicas era composto por Topologia Estrela sem redundâncias físicas e lógicas, com baixa capacidade de suportar novos serviços na rede como videoconferência, sistemas de imagem digital, entre outros.

Condições estas que os produtos da 3Com já permitem nas 13 instituições. A grande dificuldade do HC era manter uma rede sólida e integrada?, explica Dr. Marcio B. do Amara, Secretário Executivo do Comitê de Tecnologia da Informação do HC

Com mais de 15 mil funcionários e 17 unidades de trabalho e atendimento, uma das dificuldades que a equipe do HC enfrentou foi operacionalizar a estrutura com a rede funcionando. ?Existem aproximadamente cinco mil estações de trabalho funcionando e, mesmo assim, teríamos que realizar o procedimento. O mesmo foi desenvolvido de forma positiva devido a integração entre cliente e fornecedor?, ressalta o executivo.

O Hospital das Clínicas investiu R$ 1,5 milhão no negócio e o projeto foi desenhado em dois níveis de integração: readequação e ampliação da capilaridade da rede. A primeira fase do projeto, já implementada, firmou-se com a integração horizontal que conectou 13 instituições do complexo do HC com conexão Anel Estrela e três conexões redundantes por instituição, rodando protocolo OSPF, garantindo a funcionalidade por diferentes rotas físicas e lógicas. Foi possível disponibilizar aproximadamente 580 portas Gigabit Ethernet.

O processo de implementação da primeira etapa iniciou em março de 2006 e durou nove meses. Para a rede, foram utilizados switches das famílias , para níveis de core e consolidação, e da família 4400 e 5500 (no INRAD), para níveis de borda. No total das disponibilidades de conexão, o HC obteve 170 portas Gigabit Ethernet em fibra óptica, 410 portas Gigabit Ethernet 10/100/1000 em UTP e 1296 portas Fast Ethernet 10/100 em UTP.

Com a nova estrutura de rede já implementada, houve um aumento na velocidade da rede, com índice elevado de segmentação que suporta multisserviços de dados, voz e imagens, além de mobilidade de atualizações e crescimento. ?Obtivemos um salto qualitativo no que se refere ao desempenho e disponibilidade da rede. Isso representa um impacto extremamente positivo na ponta e para as pessoas que utilizam direta ou indiretamente a rede, refletindo em um melhor atendimento para o público?, comemora.

Para a segunda etapa do projeto, o HC pretende finalizar a migração das estruturas de rede nas instituições faltantes e estabelecer em todo o parque tecnológico políticas de segmentação com endereçamentos internos, configuração de VLANs e roteamento dinâmico. ?A integração na relação entre fornecedor e cliente é muito positiva e isso nos deixa mais confiantes e seguros para a implementação da segunda fase do projeto?, reforça Vitorino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.