Empresários adotam redes inteligentes para evitar desperdícios

0

Os empresários da Fornería Belluna, em Curitiba, resolveram adotar um sistema inteligente no restaurante, desenvolvido pela Smart Green do Brasil, empresa paranaense especializada em soluções de monitoramento remoto e gestão de consumo, para controlar o consumo de água, energia e gás. "Um aparelho é instalado nos medidores de água, energia e gás, transmitindo dados, via radiofrequência, para os servidores da empresa. As informações são processadas e disponibilizadas para o usuário", afirma Wilson Piccoli, diretor da Smart Green. Segundo ele, os sistemas inteligentes ajudam o consumidor a cortar gastos, com reduções que podem variar de 5% a 30%.
“Resolvemos implantar o sistema porque nos últimos meses constatamos um consumo elevado de energia. Pretendemos com isso, identificar possíveis vazamentos ou desperdícios“, afirma Josaine Zanetti, gerente da Fornería Belluna.
Além de economizar, a adoção de práticas sustentáveis e a consciência ambiental são fatores que fazem com que a comunidade queira participar ativamente do gerenciamento de seu consumo. “É muito simples, se você gerencia seus investimentos, confere o extrato bancário periodicamente, por que não fazer o mesmo com o seu consumo?” questiona Airton Hess, sócio-diretor da Smart Green do Brasil.
Estudos demonstram que o Brasil detém o recorde negativo de desperdício de água no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo ideal é de 110 litros/dia, enquanto que na região do Lago Sul, em Brasília, o gasto médio diário de água por pessoa atinge mil litros. No outro extremo, em países da África, como a Namíbia, as pessoas têm menos de um litro de água por dia.
Somente cinco países no mundo apresentam um nível de consumo de água per capita previsto pela ONU: Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Hungria e Portugal. “Os resultados alcançados por esses países são fruto da conjugação de tecnologia com informação, educação ambiental e re-educação da população adulta. Esse também deve ser caminho a ser seguido pelo Brasil para reverter o alto nível de desperdício de água no país”, destaca Hess.
O mercado de gestão do consumo, que envolve o consumo consciente vem atraindo a atenção não só dos empresários que querem cortar o desperdício, mas também de cidadãos preocupados com o desenvolvimento sustentável. Dados da ONU apontam que mais de quatro bilhões de pessoas vão ter problemas com escassez de água em 2050.  A tecnologia terá que servir como uma aliada para gerir a demanda da água, que é um bem finito, não renovável e tem um custo elevado de tratamento.
Foi pensando nisso, que a Smart Green do Brasil desenvolveu um sistema para auxiliar os cidadãos e as empresas a controlarem ativos como: energia elétrica, água e gás, que pesam significativamente no orçamento. O sistema permite o estabelecimento de metas de consumo de cada tipo de utility (energia, água e gás) e o confrontamento com o consumo efetivo. “O consumo é um vôo às cegas, a gestão do consumo é tão importante quanto à gestão financeira”, finaliza Hess.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.