As receitas geradas pelos serviços de Cloud Computing em todo o mundo crescerão 21,3% em 2009, atingindo US$ 56,3 bilhões, segundo estudo do Gartner, que aponta, ainda, que, até 2013, o faturamento deste mercado deve atingir US$ 150 bilhões, comprovando a amplitude do modelo.
"Parte do crescimento representa a transferência de serviços tradicionais de TI para a nova tecnologia, mas há espaço para o desenvolvimento de novos negócios e oportunidades", aponta Ben Pring, vice-presidente de pesquisa do Gartner. A pesquisa mostra que, em 2011, 30% da receita do mercado de consultoria e integração de sistemas será fundamentada em cloud computing. "Esta tecnologia viabiliza uma mudança na maneira como os serviços de TI são ofertados, passando a ser gratuitos até certo ponto, com as receitas originadas de publicidade. As ofertas patrocinadas são os maiores componentes no mercado desse tipo de serviço e continuarão sendo até 2013", afirma Pring.
De acordo com o estudo, as soluções baseadas na tecnologia em nuvem, assim como as ofertas de software como serviço, já detêm um mercado com quase o dobro de recursos em comparação com as ofertas de infraestrutura. A pesquisa do Gartner também prevê, para os próximos cinco anos, um crescimento no número de funcionalidades e novos produtos baseados na tecnologia.