A participação da internet no mercado de publicidade global está em franca expansão. Segundo projeção da agência ZenithOptimedia , a publicidade na internet será responsável por um quarto do total dos gastos mundiais com propaganda (o equivalente a US$ 121 bilhões). Os gastos com publicidade devem totalizar US$ 537 bilhões neste ano, o que, se confirmado, representará um crescimento de 5,5% em relação a 2013, quando atingiram US$ 503 bilhões.
"Prevemos que a publicidade na internet aumente sua participação no mercado de publicidade de 20,7%, em 2013, para 27,1%, em 2016, enquanto jornais e revistas continuarão a diminuir o market share a uma média de 1 % a 2 % ao ano", afirmaram os pesquisadores da ZenithOptimedia. "A publicidade na internet superou a do jornal pela primeira vez em 2013 e prevemos que ela exceda o total combinado da publicidade em jornais e revistas em 2015."
Enquanto empresas como o Google têm dominado o espaço publicitário na internet com anúncios em resultados de busca, o surgimento da tecnologia de anúncios em mídias sociais como Twitter e Facebook parece estar a mudar essa maré. A agência prevê que, em 2015, a publicidade nestes sites vai ultrapassar a pesquisa paga ao alcançar US$ 74,4 bilhões contra US$ 71,1 bilhões.
Apesar do crescimento dos gastos com anúncios na internet, a televisão ainda supera o restante do mercado em termos de gastos com anúncios, o que deve ser mantido nos próximos anos . Em 2013, a TV foi responsável por 40,1% dos gastos com publicidade em comparação com um combinado de 21% da internet em desktops e dispositivos móveis. Mesmo em 2016, a agência prevê que ainda haverá uma diferença de mais de 10 pontos percentuais entre os dois , enquanto todos os jornais , revistas, outdoors e rádios apresentarão declínio nos gastos.
Já a publicidade móvel continua a ser uma fatia pequena nos gastos totais com publicidade, mas de rápido crescimento, segundo a Zenith. No ano passado, US$ 13,4 bilhões foram gastos em anúncios para celular , cerca de 13% de todo o gasto com publicidade na internet e 2,7 % de toda a publicidade mundial, mas em 2016, a projeção é que a despesa suba para US$ 45 bilhões ou 28% dos gastos com publicidade online e 7,6 % do total investido em anúncios.
Considerando os gastos por regiões, o Brasil, que em 2013 gastou US$ 16,3 bilhões com publicidade, ocupando a sexta posição do ranking com os dez maiores mercados de publicidade, deve continuar na mesma ocupação da lista em três anos, aumentando os gastos com anúncios para US$ 20,2 bilhões. Já os EUA continuam sendo o maior mercado para a publicidade. Em 2013, eles responderam por US$167,3 bilhões dos gastos com publicidade e, até 2016, a cifra subirá para US$ 191 bilhões. Em seguida aparecem o Japão, com US$ 53 bilhões dos gastos e a China, em terceiro lugar, com US$ 41 bilhões, o que, em 2016, deve mudar, quando a China tomará a segunda posição, com US$ 57,3 bilhões dos gastos com publicidade, enquanto o Japão cairá um aposição, com US$ 56,2 bilhões.
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