Internet será responsável por um quarto dos gastos mundiais com publicidade neste ano

0

A participação da internet no mercado de publicidade global está em franca expansão. Segundo projeção da agência ZenithOptimedia , a publicidade na internet será responsável por um quarto do total dos gastos mundiais com propaganda (o equivalente a US$ 121 bilhões). Os gastos com publicidade devem totalizar US$ 537 bilhões neste ano, o que, se confirmado, representará um crescimento de 5,5% em relação a 2013, quando atingiram US$ 503 bilhões.

"Prevemos que a publicidade na internet aumente sua participação no mercado de publicidade de 20,7%, em 2013, para 27,1%, em 2016, enquanto jornais e revistas continuarão a diminuir o market share a uma média de 1 % a 2 % ao ano", afirmaram os pesquisadores da ZenithOptimedia. "A publicidade na internet superou a do jornal pela primeira vez em 2013 e prevemos que ela exceda o total combinado da publicidade em jornais e revistas em 2015."

Enquanto empresas como o Google têm dominado o espaço publicitário na internet com anúncios em resultados de busca, o surgimento da tecnologia de anúncios em mídias sociais como Twitter e Facebook parece estar a mudar essa maré. A agência prevê que, em 2015, a publicidade nestes sites vai ultrapassar a pesquisa paga ao alcançar US$ 74,4 bilhões contra US$ 71,1 bilhões.

Apesar do crescimento dos gastos com anúncios na internet, a televisão ainda supera o restante do mercado em termos de gastos com anúncios, o que deve ser mantido nos próximos anos . Em 2013, a TV foi responsável por 40,1% dos gastos com publicidade em comparação com um combinado de 21% da internet em desktops e dispositivos móveis. Mesmo em 2016, a agência prevê que ainda haverá uma diferença de mais de 10 pontos percentuais entre os dois , enquanto todos os jornais , revistas, outdoors e rádios apresentarão declínio nos gastos.

Já a publicidade móvel continua a ser uma fatia pequena nos gastos totais com publicidade, mas de rápido crescimento, segundo a Zenith. No ano passado, US$ 13,4 bilhões foram gastos em anúncios para celular , cerca de 13% de todo o gasto com publicidade na internet e 2,7 % de toda a publicidade mundial, mas em 2016, a projeção é que a despesa suba para US$ 45 bilhões ou 28% dos gastos com publicidade online e 7,6 % do total investido em anúncios.

Considerando os gastos por regiões, o Brasil, que em 2013 gastou US$ 16,3 bilhões com publicidade, ocupando a sexta posição do ranking com os dez maiores mercados de publicidade, deve continuar na mesma ocupação da lista em três anos, aumentando os gastos com anúncios para US$ 20,2 bilhões. Já os EUA continuam sendo o maior mercado para a publicidade. Em 2013, eles responderam por US$167,3 bilhões dos gastos com publicidade e, até 2016, a cifra subirá para US$ 191 bilhões. Em seguida aparecem o Japão, com US$ 53 bilhões dos gastos e a China, em terceiro lugar, com US$ 41 bilhões, o que, em 2016, deve mudar, quando a China tomará a segunda posição, com US$ 57,3 bilhões dos gastos com publicidade, enquanto o Japão cairá um aposição, com US$ 56,2 bilhões. 

(Clique para ampliar a imagem)

ranking publ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.