Aperfeiçoar processos, ganhar velocidade, segurança e transparência nas atividades de Compras. Eram estas as principais necessidades da área de compras da Móveis Rudnick, ao procurar a Lecom.
Com a proposta de separar o operacional do estratégico nas atividades dos compradores, a Rudnick apostou no Portal de Compras Lecom e obteve sensível ganho de produtividade.
O Portal de Compras, modelo de negócio que usa o e-Procurement Lecom, automatiza a dinâmica de cotações e viabiliza a gestão eletrônica dos fornecedores. Por meio de uma interface web amigável, acessada por meio de login e senha por clientes e fornecedores, o portal disponibiliza online todo o gerenciamento da área de Suprimentos (envolve consultas a cotações, ordens de compra, relatórios, notas fiscais, informações financeiras, contratos e estatísticas).
Antes, o processo de compras demandava maior volume de tempo. Agora, com um processo realizado totalmente via web, houve redução significativa na digitação das notas fiscais e os fornecedores ficaram mais satisfeitos com a agilidade na realização das cotações e liberação online dos pedidos. "Escolhemos a automação, que nos trouxe segurança e melhorou o relacionamento com os fornecedores", explica Alexandre Mauli, gerente de TI da Rudnick.
O projeto, incluindo a integração com os sistemas já utilizados, foi implantado rapidamente e aprovado pelas equipes de Compras e de Recebimento de Material. Além do ganho de produtividade com a extinção do processo manual de digitação, os fornecedores também sentiram diminuição no tempo de entrega do material. Segundo Mauli, a comunicação entre as áreas de Compras, fornecedores e usuários da fábrica também se tornou mais eficiente.
"Nossa equipe de fábrica não digita mais as notas fiscais no recebimento, o que agilizou muito o processo, e nossos fornecedores, antes de enviarem os produtos, têm a certeza de que não precisarão aguardar nas portarias a digitação das notas", afirma Evandro José Tabert, gerente de Compras da Rudnick. De acordo com Tabert, o número de ligações também diminuiu muito, o que liberou os compradores para negociações estratégicas.
- Automatização de compras