Publicidade
Início Blogueria Omnichannel: a nova geração do relacionamento com o consumidor

Omnichannel: a nova geração do relacionamento com o consumidor

0
Publicidade

Com o avanço da tecnologia, sobretudo dos dispositivos móveis como notebooks, smartphones e tablets, o consumidor passou a ter interesse em se relacionar com as marcas em diversas interfaces e a qualquer momento. Antes, o e-mail e o call center eram as principais ferramentas de interação entre as empresas e seus clientes. Contudo, especialmente com a expansão das redes sociais, esses pontos de contato começaram a dividir espaço – e a atenção do consumidor – com aplicativos, assistentes virtuais inteligentes, SAC 2.0, mensageiros instantâneos, entre outras tecnologias disponíveis no mercado baseadas no conceito de Internet das Coisas.

Com essa expansão dos canais de relacionamento, o consumidor passou a desejar a eliminação entre a distância de um pedido e a sua concretização. O imediatismo tornou-se mandatório para essa nova geração de clientes, principalmente entre os Millennials (nascidos a partir da década de 1980 até meados dos anos 2000), que preferem quase sempre a interação virtual – por texto – no lugar do canal de voz. O aumento das compras pela Internet também tem participação nessa mudança de comportamento do consumidor, que agora está munido de mais informações associadas à conveniência de poder comprar sem sair de casa.

Há cerca de dez anos, quando as compras em e-commerce no Brasil começaram a despontar, o mundo do comércio e do relacionamento com o cliente se dividiu em duas partes: off-line e on-line. O primeiro abrangia a interação por telefone, carta, mala-direta e os espaços de atendimento ao cliente, geralmente reservados às lojas físicas. Já no universo digital, o diálogo com o consumidor era mantido basicamente por meio de e-mails.

Com a evolução da tecnologia e o incremento das redes sociais como componentes desses canais de relacionamento, surgiu a necessidade de integrar todos esses pontos de contato, de forma a garantir a satisfação do consumidor. É nesse momento que o conceito Omnichannel começa a atrair a atenção dos gestores das empresas e tomar forma em suas estratégias.

Enquanto o atendimento multicanal oferece uma variedade de formas de atendimento sem estas estarem necessariamente interligadas, a experiência Omnichannel permite a integração das informações do consumidor em todos os pontos de interação dele com a marca. Nesse caso, quando um cliente entra em uma loja, por exemplo, o atendente tem à disposição todos os dados de que precisa para oferecer uma experiência customizada e contínua.

Uma estratégia de relacionamento baseada no conceito Omnichannel, quando executada da maneira correta, pode trazer bons resultados para a empresa e o aumento da retenção de clientes, já que um consumidor bem atendido sempre volta. No entanto, para que ele retorne, é necessário proporcionar uma experiência completa e personalizada em seu canal de preferência.

É o que fez uma marca brasileira do setor de alimentos e bebidas que desejava imprimir a mesma qualidade de seus produtos no atendimento da empresa, de forma centralizada e de modo que a jornada do cliente pudesse ser acompanhada mais de perto. Ao implementar o Omnichannel, com suporte personalizado em diversas plataformas, a companhia conseguiu uma redução de dois minutos no tempo médio de atendimento telefônico e 97% das demandas dos clientes passaram a ser resolvidas no primeiro contato.

Ser Omnichannel é trabalhar de forma integrada, de modo que a experiência na loja física seja complementada pela interação digital e vice-versa. O cliente pode começar a ser atendido por uma rede social, continuar sua ocorrência por chat e finalizar por um canal de voz ou loja física, de acordo com a sua conveniência.

É possível – e imprescindível – melhorar a decisão do consumidor em favor da marca e aumentar a taxa de conversão, além de entregar agilidade e atender à demanda de imediatismo dessa nova geração que já não está mais disposta a esperar.

Guilherme Porto, CEO da Plusoft.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile