HP domina 72% do mercado brasileiro de impressão, diz empresa

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Durante o lançamento de uma linha de impressoras, a HP divulgou que acumula 72% de participação de mercado na área de impressão e suprimentos no Brasil e 62% na América Latina. Para fomentar esse segmento, a empresa realizou uma pesquisa com 10 mil consumidores no país para saber o que eles esperam quando compram equipamentos de impressão. Os principais pontos destacados foram a facilidade na utilização do cartucho e redução de seu preço.

O mercado de impressão passa por um período de crescimento menos acelerado mas, mesmo assim, o market share regional mostra a importância para a HP. Além da digitalização cada vez maior, um dos principais fatores que atrapalham a fabricante nessa área é a pirataria. A companhia destacou o atual programa para combater a venda de cartuchos falsos. Para isso, implantou como padrão o código QR nas embalagens de seus cartuchos.

Reforçando a questão da originalidade de cartuchos, a fabricante argumenta com a diferença na performance entre cartuchos originais, remanufaturados e compatíveis. O original possui menor quantidade de tinta que os remanufaturados e compatíveis, porém, tem maior durabilidade. Na remanufatura, a barreira que impede a aplicação de mais tinta é removida.

Já os compatíveis, mesmo sendo produzidos para serem cópias próximas do original, não podem mais ser idênticos ao tradicional devido ao registro de patentes. Com base nisso, a HP fechou um acordo de patentes com a Multilaser há cerca de dois meses, impedindo a comercialização de cartuchos da rival. "A Multilaser reconheceu a violação e conseguimos entrar em um acordo", destacou Claudio Raupp, vice-presidente da área de impressão e suprimentos da HP. Em complemento, a concorrente reembolsou parte dos custos gastos no processo.

Os próximos desafios da área, segundo o executivo, é evoluir para estar cada vez mais compatível com a mobilidade. "A impressão sempre vai existir, mesmo com o mercado de dispositivos móveis em constante alta. Já temos nossas impressoras com conexão Wi-Fi, e queremos melhorar essa comunicação entre dispositivos para acompanhar o mercado", complementou.

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