Inteligência Artificial para incluir pessoas e transformar o relacionamento com o cliente

0

Novas tecnologias, como Analytics, Inteligência Artificial e Machine Learning, estão sendo utilizadas para transformar o relacionamento com o cliente. A modernização das equipes de atendimento, bem como o fornecimento de soluções que permitam o monitoramento das interações em tempo real para atender rapidamente as necessidades e aspirações do cliente, estão se tornando prioridade das organizações que desejam se manter competitivas num cenário cada vez mais desafiador e ágil. A transformação dos contact centers tornou-se uma questão de sobrevivência.

Neste cenário, a Inteligência Artificial tem um papel de destaque, tanto no contact center quanto em outros setores, que passaram a ver a tecnologia como uma aliada. De acordo com as previsões do Gartner, até 2023 o número de pessoas com deficiência empregadas nas organizações triplicará com a utilização da Inteligência Artificial e outras tecnologias emergentes, já que reduziremos as barreiras de acesso. Até 2024, a expectativa da consultoria é de que a identificação de emoções por meio da Inteligência Artificial influenciará mais da metade dos anúncios on-line que as pessoas veem – A inteligência emocional artificial (AEI, de Artificial Emotional Intelligence, em inglês) é a próxima fronteira para o desenvolvimento da IA, especialmente para empresas que esperam detectar emoções para influenciar as decisões de compra.

Ainda segundo o Gartner, 28% dos profissionais de marketing classificaram a Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina entre as três principais tecnologias que irão orientar o futuro do marketing, numa busca constante por algum tipo de personalização. Portanto, existe um potencial de crescimento da IA em várias verticais nos próximos anos, com o objetivo claro de incluir pessoas, auxiliar em processos, ampliar a eficiência, criar experiências diferenciadas ao cliente e reduzir custos.

Para acompanhar este novo cenário, a qualificação das equipes será imprescindível. Não porque significa o fim dos empregos, mas a mudança das profissões e do perfil de trabalho. Segundo o estudo AI-Infused Contact Centers Optimize Customer Experience, conduzido pela Forrester Consulting a pedido da NICE inContact, há um grande interesse dos líderes na adoção de Inteligência Artificial em todo o Contact Center. Existem algumas plataformas capazes de monitorar toda a experiência do cliente e do agente, incluindo novas opções de bot de autoatendimento controladas por IA, novas opções de previsão e agendamento, além de detectar a causa raiz de problemas relacionados à frustração do cliente. Dos entrevistados, 64% planejam aumentar o investimento em IA ao longo de 2020.

A ideia é que o trabalho humano e a IA se complementem. Embora a IA gerencie interações mais simples e repetitivas, ainda há a necessidade do agente para tratar de interações mais complexas e de maior valor, que exigem habilidades avançadas e mais tempo para resolução. Ao liberar os agentes dessas funções que a IA pode fazer, certamente eles poderão ser direcionados para áreas mais estratégicas da companhia. Nesta transição, certamente a busca de conhecimento e a qualificação farão a diferença para aqueles que desejam alcançar novas posições e se destacarem no mercado de trabalho. Na era da digitalização, as pessoas precisam se transformar o tempo inteiro, começando pela liderança, que muitas vezes precisa mudar o mindset para acompanhar as mudanças e estimulá-las internamente.

A empresa precisa ter uma política clara de investimentos e um roteiro estratégico de quais áreas devem ser automatizadas com IA. Além disso, é preciso investir no desenvolvimento de habilidades adicionais do agente para atuar com a tecnologia e lidar com consultas de clientes mais complexas.

É importante lembrar que a IA pode otimizar a captura e resolução de consultas. Ao extrair insights das conversas digitais e de voz, é possível identificar rapidamente tendências e sentimentos que podem afetar a retenção e a lealdade do cliente.

Nesse sentido, a utilização de Inteligência Artificial nos contact centers é um caminho sem volta, uma vez que gera uma série de oportunidades para as corporações, além de aprimorar o nível das interações e a experiencia do cliente. A IA é vista como um diferencial competitivo, capaz de oferecer experiências oportunas e relevantes, de maneira personalizada, como deseja o consumidor 4.0.

Luiz Camargo, vice-presidente da NICE para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.