Com capacidade para transportar 10 mil passageiros/hora e 400 mil passageiros/dia, o Corredor Expresso Tiradentes, na capital paulista, conta com uma solução implantada entre a Estação Terminal Mercado e Terminal Sacomã que permite maior agilidade no embarque de passageiros.
Trata-se do Sistema de Monitoramento e Controle de Terminais e Paradas Inteligentes, que utiliza o conceito internacional de gerenciamento de tráfego ATMS, do inglês Advanced Traffic Management System, implantado pela Compsis em uma extensão de aproximadamente 8,1 km, sendo 3,1 km em nível e 5 km de trecho em via elevada.
O sistema faz monitoramento em tempo real das operações e dos acessos de pessoas e de veículos, integrando as informações em um centro de controle para rapidez na tomada de decisões mediante apoio de processos automatizados e inteligentes de análises.
Através da comunicação de áudio e vídeo, o tempo de espera pelos passageiros se reduziu em 20%, com um consequente maior aproveitamento das plataformas. Como os painéis de mensagens informam os horários de chegadas dos próximos veículos, há também um conforto maior aos usuários, pois os mesmos podem aguardar sentados, uma vez que todas as plataformas possuem cadeiras.
"Se considerarmos estes ganhos numa grande metrópole como São Paulo, podemos imaginar o quanto o transporte público como um todo ganharia em eficiência e agilidade", argumenta o presidente da Compsis, Ailton Queiroga.
Já o monitoramento por imagens tem funções inteligentes de identificação dos pontos críticos, para que os operadores possam agir e mitigar impactos negativos em situações adversas à normalidade. Através deste sistema, toda a área da estação, incluindo escadas, escadas rolantes e plataformas são monitoradas, com maior segurança aos usuários em função de uma detecção rápida de quaisquer problemas e sonorização de alerta em toda a estação.
A estrutura desenvolvida e implantada pela Compsis no Expresso Tiradentes inclui Centro de Controle do Corredor Expresso (CCE), Centro de Controle de Terminais (COT) e Sala de Controle de Paradas (SCP), com dois centros de controle – um em cada terminal –, salas de monitoramento em cada uma das quatro estações, nove pontos intermediários de monitoramento de via, sete saídas de emergência do corredor, e uma rede de dados convergentes que, através de 17,7 Km de cabos de fibras óticas, interliga e sustenta os sistemas de sonorização, comunicação visual, controle de elevadores, centros de controles, saídas de emergências e operacionais, entre outros.
Da mesma forma que São Paulo implantou o ATMS no corredor Expresso Tiradentes, outras cidades como Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba estão analisando, neste momento, a implantação de sistemas similares para a melhoria da gestão do transporte público.