Hospital de Base de São José do Rio Preto investe mais de R$ 2 milhões em TI

0

O Hospital de Base de São José do Rio Peto está realizando um investimento de mais de R$ 2 milhões para atualizar seu processo de informatização, com o objetivo de consolidar-se como referência em Saúde no Brasil, melhorando o processo de atendimento ao paciente do Sistema Único de Saúde.
O software adotado foi fornecido pela MV Sistemas, que proporcionará também melhor desempenho aos colaboradores, já que a proposta é trazer mais segurança, humanização e conforto, através destas novas tecnologias e economias que serão proporcionadas.
O processo de informatização exigiu ainda investimentos em infraestrutura, com 40 quilômetros de cabos instalados, mais de mil novos computadores, mais de 300 impressoras a laser e mais de 5 mil funcionários treinados.
"Vários hospitais no país vêm ao encontro desta nova realidade que é a informatização, mas nenhum hospital tão grande como o nosso fez a implantação de um sistema deste porte de uma só vez. Pelo que pesquisamos esta foi a maior informatização hospitalar do Brasil em números", afirma o dr. Horácio José Ramalho, diretor executivo da Funfarme/HB.
Segundo ele, o sistema permite aos gestores tomarem decisões em tempo real, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável da instituição. Ele integra fortemente todas as áreas do hospital e otimiza os processos, evitando desperdícios e retrabalhos. Com essa integração é possível reduzir custos e aumentar a qualidade de atendimento ao mesmo tempo, assim é possível investir em novas áreas do hospital.
"Imagine um paciente chegando em qualquer ala do Hospital de Base, Ambulatório ou Hemocentro, falar seu nome e… pronto! Todos os exames, as informações sobre sua saúde e seu histórico médico constarem em um único banco de dados no computador. Além disso, ter a possibilidade de checar em qualquer lugar do mundo pela internet o prontuário de seu paciente, parece inacreditável, mas é simplesmente a nova realidade no HB", afirma o dr. José Luís Esteves, médico ginecologista.
Benefícios
O prontuário eletrônico já implantado no Hospital de Base oferece como vantagens o fácil entendimento das descrições médicas pela equipe de enfermagem e também na troca de plantão médico, já que não é mais preciso decifrar algumas letras e também a segurança que não teríamos hoje, caso haja um acidente no armazenamento dos prontuários.
"É importante destacar também que a partir de agora temos os indicadores com mais eficiência e precisão, todo o sistema do hospital está interligado, permitindo acompanhar onde estão os gastos desnecessários, o estoque de farmácia, de cozinha, de suprimentos, as compras realizadas. É um dinheiro economizado que será investido em melhorias para os pacientes", afirma o superintende administrativo, Paulo Ricardo Góes.
Segundo dr. Horácio, em "um futuro próximo, faremos parte de um hospital reconhecido pela gestão eficaz do dinheiro público, que resultará em um melhor faturamento e melhoria no atendimento hospitalar. Assim todos ganham com a informatização dos serviços, mas a população é quem mais acumula benefícios com a gestão humanizada".
Segundo o coordenador do projeto de informatização do hospital, Miguel Freddi, a segurança também tem destaque nesta informatização: atualmente para acessar o interior do hospital é necessário que o visitante se cadastre na portaria, além das catracas eletrônicas, que permite ou barra a entrada de funcionários. Outro ponto é a rastreabilidade que hoje envolve as farmácias internas e equipe de enfermagem, onde através dos códigos de barra é possível acompanhar a validade e qualidade de cada lote. "Assim se uma enfermeira não prestar atenção em uma validade do medicamento, o próprio sistema nega a permissão para medicar o paciente", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.