A Associação Nacional de Anunciantes e a Associação Americana de Agências de Publicidade escreveram uma carta aberta nesta quarte-feira,15, alertando o Google após sua decisão de remover rastreadores de terceiros de seu popular navegador Chrome até 2022.
As entidades estão pedindo ao Google que "se comprometa publicamente e rapidamente a não impor essa moratória aos cookies de terceiros até que alternativas eficazes e significativas estejam disponíveis".
Eles alertam que a mudança pode prejudicar empresas iniciantes e emergentes que dependem de publicidade para obter receita.
"A decisão do Google de bloquear cookies de terceiros no Chrome pode ter grandes impactos competitivos para empresas digitais, serviços ao consumidor e inovação tecnológica", dizia a carta. "Isso ameaçaria interromper substancialmente grande parte da infraestrutura da Internet atual sem fornecer nenhuma alternativa viável., e pode sufocar o oxigênio econômico da publicidade que as startups e empresas emergentes precisam para sobreviver."
A carta, que vem dois dias após o Google anunciar que removeria rastreadores de terceiros do navegador Chrome, foi assinada por Dan Jaffe, vice-presidente executivo de grupo de relações governamentais da ANA, e Dick O'Brien, vice-presidente executivo de relações governamentais da os 4A's.
"Nesse ínterim, instamos fortemente o Google a se comprometer publicamente e rapidamente a não impor essa moratória aos cookies de terceiros até que alternativas eficazes e significativas estejam disponíveis", diz a carta.
O Google reiterou o que já havia dito em sua postagem no blog, quando foi procurado para comentar: "Depois que essas abordagens atendem às necessidades dos usuários, editores e anunciantes, e desenvolvemos as ferramentas para mitigar as soluções alternativas, planejamos interromper o suporte para cookies de terceiros no Chrome ", afirmou o Google. "Nossa intenção é fazer isso dentro de dois anos."
A decisão do Google provavelmente foi incentivada pelo aumento da regulamentação da privacidade, aqui e no exterior, bem como pelos esforços de outros navegadores populares, como o Apple Safari e o Mozilla Firefox, que tornaram os cookies obsoletos.
No entanto, ao contrário do Safari e do Firefox, o Google diz que possui uma solução chamada de "Caixa de Privacidade", que afirma manter a privacidade do usuário e ainda fornecer ferramentas de medição e direcionamento de publicidade. O Sandbox de privacidade também não prejudicará os editores, diz o Google.
Ainda assim, muitos temem que a decisão do Google tenha um impacto significativo no ecossistema de publicidade digital; A Criteo, uma empresa popular entre os compradores de mídia que depende de cookies para redirecionar os consumidores com anúncios, seria um exemplo. Outros acreditam que a decisão do Google de remover cookies de terceiros do Chrome marcará a morte de marcas capazes de executar análises e medições internas internamente.
O navegador Chrome tem a maior participação de mercado dos EUA no desktop, com 69%, mas fica atrás do Apple Safari no celular (52%), de acordo com dados do StatCounter. A receita com anúncios digitais cresceu para um recorde de US$ 58 bilhões no primeiro semestre de 2019, um aumento de 17% em relação ao ano anterior, segundo o IAB. Desse modo, os dispositivos móveis representaram 69% de toda a receita de anúncios digitais.