O ritmo acelerado do agronegócio no Brasil exigiu da área de TI da Usina Alto Alegre uma ação pró-ativa para garantir a continuidade dos negócios. Seguindo a orientação da integradora Goldnet, a companhia contratou a solução de gerenciamento remoto (OpMon) da fabricante OpServices, prevendo o monitoramento de rede corporativa, com serviços que incluem os principais sistemas e processos de negócio da usina.
A iniciativa visa garantir alta performance da rede e total disponibilidade e integridade das informações corporativas. Este gerenciamento engloba desde monitoramento da infra-estrutura, dos servidores, roteadores e links em geral, como também dos sistemas e aplicativos. A solução também oferece sistemas de alarme via pager, SMS, e-mail em caso de possível falha na rede/sistema.
A Alto Verde faz o plantio, extração, produção e industrialização da cana-de-açúcar, chegando ao processamento de 8 milhões de toneladas de cana por safra, o que lhe rende aproximadamente 14 milhões de sacas de açúcar cristal; 5 milhões de sacas de açúcar refinado; 281 milhões de filtros . Comercializa localmente e exporta para vários países açúcar e álcool.
Com o bagaço da cana-de-açúcar, a companhia ainda produz energia elétrica. A produção da usina é grande e não pode parar. Com cerca de 10 mil funcionários, ela é capaz de processar cerca de 8 milhões de toneladas de cana por safra, obtendo com isso, aproximadamente 14 milhões de sacas de açúcar cristal; 5 milhões de sacas de açúcar refinado; 281 milhões de litros de álcool e gerar 42MWh de energia elétrica.
A usina atua basicamente na região Sul e no estado de São Paulo, conta com 32 representantes comerciais distribuídos por essas regiões e possui uma carteira de clientes ativos com 13 mil nomes. Com clientes em vários Estados, a operação de venda, logística e entrega dos produtos é bastante complexa, exigindo sistema sempre no ar com segurança e redundância da infra-estrutura, a Usina realiza por meio de uma extranet todas as suas transações comerciais.