Intel compra fabricante de processadores de inteligência artificial

Negócio com a Habana Labs amplia a oferta de aceleradores de IA para data center

0

A Intel Corporation acaba de anunciar a compra da israelense Habana Labs, especializada no desenvolvimento de aceleradores programáveis de deep learning para o centro de dados por aproximadamente dois bilhões de dólares. Com a transação, a companhia passa a contar com um portfólio de IA mais robusto, além de acelerar seus investimentos no mercado de silício para IA. A empresa acredita que esse mercado, que está em franco crescimento, irá ultrapassar a marca de 25 bilhões de dólares em 2024s e, dentro disso, a participação de silício de IA no centro de dados deverá ser superior a US $ 10 bilhões no mesmo período.

Atualmente, as soluções de IA da Intel ajudam os clientes a transformar dados em valor de negócio e a gerar uma receita significativa para a empresa. Em 2019, a Intel deve gerar 3,5 bilhões de dólares em receita impulsionada por IA, um crescimento acima de 20% na comparação ano a ano. Juntas, a Intel e a Habana podem acelerar a entrega dos melhores produtos de IA da categoria para o centro de dados, atendendo às crescentes necessidades dos clientes.

A Habana seguirá como uma unidade de negócios independente, liderada pela sua equipe atual. A nova unidade irá se reportar ao Data Platforms Group da Intel, que abriga o amplo portfólio da empresa em tecnologias de IA para o centro de dados. Por sua vez, a Habana ganha a chance de aumentar e acelerar seu negócio com o acesso às capacidades de IA da Intel, incluindo recursos importantes desenvolvidos ao longo dos últimos três anos baseados na ampla experiência em software, algoritmos e ferramentas de pesquisa em IA da empresa.

O presidente da Habana, Avigdor Willenz, concordou em atuar como consultor sênior, tanto para a nova unidade de negócios quanto para a Intel. A empresa seguirá com sua sede em Israel, onde a Intel tem forte presença e longo histórico de investimentos. Antes da conclusão do negócio, a Intel Capital era acionista da Habana.

Produtos Habana para treinamento e inferência em IA

Atualmente, processador de treinamento em IA da Habana, Gaudi, passa por testes com clientes selecionados em hiperescala. Acredita-se que os sistemas de treinamento de grandes nodos baseados no Gaudi ofereçam uma taxa de transferência quatro vezes maior em comparação com sistemas criados com o número equivalente de GPUs. O Gaudi foi desenvolvido para aumentar e diminuir a escala do sistema com eficiência e flexibilidade.

Além disso, o processador de inferência Goya AI da Habana, já disponível comercialmente, demonstrou excelente desempenho de inferência, incluindo taxa de transferência e de latência em tempo real em um envelope de energia altamente competitivo. Tanto o Gaudi quanto o Goya oferecem um ambiente de desenvolvimento rico e fácil de programação que ajuda os clientes a implantar e diferenciar suas soluções, já que as cargas de trabalho de IA continuam a evoluir com demandas crescentes de computação, memória e conectividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.