A Quest Investimentos, gestora independente de recursos financeiros, fechou um contrato com a IBM Brasil para aumentar o nível de confiabilidade de suas operações e garantir conectividade às Bolsas de Valores, aos investidores e funcionários de forma ininterrupta. A IBM desenvolveu e implementou um plano de continuidade de negócios e resiliência para atender à necessidade de mercado da empresa, já que qualquer parada no seu sistema pode representar perdas para os clientes e para a gestora.
A solução implementada pela equipe de BCRS (Business Continuity and Resiliency Services) da IBM Brasil consiste em uma estratégia robusta e inclui componentes compartilhados e dedicados, como Work Area Recovery, que promove a recuperação da área de trabalho para atender aos funcionários em caso de emergência, além de recursos de TI que permitem restaurar o ambiente produtivo da companhia.
Com a adoção dessa oferta de contingência de suas informações de produção em um site secundário, onde estão espelhados todos os dados da operação principal da empresa, a Quest torna-se capaz de lidar com rupturas das atividades em caso de desastres ou imprevistos. "Com a indústria financeira cada vez mais complexa e interconectada, o risco e o custo de uma paralisação no serviço prestado podem representar o fim de uma companhia. O projeto da Quest Investimentos foi desenhado para que eles possam operar virtualmente sob qualquer circunstância, minimizando o tempo de inatividade e maximizando a excelência de atendimento", diz Arthur Tozatto, líder do setor de BCRS da IBM Brasil.
O objetivo do plano de contingência e resiliência é entender as causas subjacentes das interrupções e identificar e suavizar os riscos de disponibilidade antes que eles possam causar paradas não planejadas. Caso aconteça alguma queda, o site externo dá prioridade aos dados críticos ligados às exigências e necessidades do setor e executa uma planta de retenção e recuperação para virtualmente, de qualquer lugar e a qualquer momento, acessar a informação.
Os ambientes de recuperação de desastres foram projetados para recuperar o funcionamento da empresa no menor período de tempo, minimizando os riscos de perdas. O foco é ajudar a garantir a segurança dos dados, manter os funcionários responsáveis por trabalhos críticos on-line, conservar os principais processos da empresa em funcionamento e, então, quando o sistema principal estiver restaurado, migrar os dados inteiros de volta ao ambiente principal.
Como uma gestora de recursos, a Quest Investimentos precisa demonstrar conformidade com uma série de regulamentações específicas para sua indústria, que solicitam que as empresas atribuam responsabilidades e recursos para a gestão de risco. "Com o crescimento da empresa concluímos que era preciso aumentar o alcance da nossa ferramenta de continuidade de negócios e decidimos trabalhar com uma tecnologia que oferecesse mais conhecimento e experiência para nos ajudar a cumprir as obrigatoriedades regulatórias e as demandas dos mais diversos tipos de investidores", explica Gustavo de Alencar Cardoso, sócio responsável pela área de Risco e TI da Quest Investimentos.
- Nova tecnologia