A HP estendeu seu pacote de serviços de infraestrutura em TI para a TAM Linhas Aéreas, a maior companhia aérea do Brasil. A renovação do contrato engloba serviços terceirizados de Hosting de Data Center, que garantem à TAM um flexível gerenciamento de servidores e de mainframe, hospedagem e armazenamento seguros de seus dados e aplicativos.
As soluções de Infraestrutura como serviço e Message As a Service também fazem parte do pacote de serviços de outsourcing oferecidos para a companhia aérea. Com um datacenter personalizado, a TAM continua a ter à disposição uma infraestrutura em TI altamente adaptável, ideal para dar suporte ao crescimento de seu negócio.
Desde 2005, a HP fornece serviços de infraestrutura em TI para a TAM. Com as melhorias do seu datacenter, a empresa já registrou ganhos em produtividade e flexibilidade, principalmente com a prevenção de vulnerabilidades e riscos relacionados ao armazenamento e ao gerenciamento de seus dados.
“Esse projeto simplifica a nossa plataforma tecnológica. Assim, podemos direcionar mais investimentos em iniciativas inovadoras para o nosso negócio”, afirma Marcos Teixeira, diretor de Tecnologia da Informação da TAM Linhas Aéreas.
Nesse processo de simplificação, a TAM já desativou mais de 200 servidores (virtuais e físicos), consolidando o seu ambiente de dados em 45 servidores virtuais. Até agora, a parceria com a HP permitiu migrar mais de 12 mil caixas de e-mails para um novo sistema, baseado em SaaS (Software as a Service), e reorganizar a sua estrutura de informações, desativando mais de 60 bases de dados e 2 TB (terabytes) em sistemas de armazenamento.
“A parceria com a HP tem sido fundamental para atingirmos os resultados esperados”, afirma André Papa, gerente de Infraestrutura em TI da TAM Linhas Aéreas.
Com a renovação do contrato, a HP continua a monitorar e gerenciar o ambiente de dados da TAM, com base na padronização, automação e práticas do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).
“O grande conhecimento sobre a indústria de aviação dos profissionais da HP permitiu aproveitar todo o potencial das soluções de infraestrutura como serviço, alcançando as metas de otimização de serviços da TAM sem afetar o desempenho da companhia ao longo do processo”, ressalta Fabio Marchiori, diretor-executivo e responsável pelo segmento na HP Enterprise Services. “Ao adequar o datacenter a uma nova realidade, a TAM conseguiu, além de manter a excelência operacional, reduzir o total de investimentos em TI em 2011”, completa.
- Parceiros