Com investimento de R$ 12 milhões e alguns atropelos para a contratação de pessoal, o HSBC anunciou, na última semana, o início da operação, no Brasil, do seu terceiro centro global de desenvolvimento.
A iniciativa demandou quase um ano de esforço dos especialistas do Banco, e começa a operar em Curitiba (PR), com 15 profissionais já treinados por especialistas indianos.
A expectativa é o que centro empregue 200 colaboradores até o final de 2007.
O centro de tecnologia global estará alinhado com as iniciativas globais de desenvolvimento de software do Banco.
"Não é uma estratégia para atendimento das necessidade locais, mas um plano global de desenvolvimento tecnológico que visa utilizar recursos profissionais mais econômicos para atender a países onde a mão-de-obra é mais cara", afirmou John P Carr, Chief Operating Officer, do HSBC Information Technology.
Localmente, outros 1.300 profissionais continuam dando manutenção á estrutura de tecnologia da informação do HSBC. O centro global irá complementar a estrutura em operação na Índia e na China, permitindo que o Banco tenha um desenvolvimento e suporte de sistemas sem interrupção.
A estratégia é parte de um plano batizado pelo banco de 20/30/50, a partir do qual foram definidos níveis de produção local de software, o uso de centros de excelência internacionais (40 atualmente) e o desenvolvimento nos centros globais de tecnologia, respectivamente. "Hoje estamos próximos de 50% desta meta", diz Carr.
Os primeiros projetos a serem desenvolvidos no centro brasileiro serão de atuaização, aperfeiçoamento e padronização do serviço de Internet Banking no Canadá e desenvolvimento de sistemas para gerenciamento dos aplicativos de operações de Nova Iorque (EUA).