Mais de 30 milhões de internautas brasileiros consomem mídia em três diferentes telas (TV + computador + smartphone) simultaneamente, com quase 7 em cada 10 usuários (68%) usando TV e smartphones ao mesmo tempo. Esse comportamento multitela produz reflexos importantes na configuração do consumo de mídia no país e imprime mais complexidade ao processo de compra.
Essas constatações são de pesquisa encomendada à Ipsos pelo Google Brasil. Maria Helena Marinho, diretora de pesquisas do Google para América Latina, diz que o ingresso dos consumidores em uma era de conectividade constante e a partir de qualquer lugar gera transformações nos negócios.
"Para marcas e empresas, isto significa uma necessidade de estar presente de maneira consistente e adequada, em todas as telas, para garantir ao usuário uma experiência prazerosa e coerente", diz a executiva.
Confira nos quadros abaixo os principais achados da pesquisa, que ouviu 1.300 pessoas entre maio e junho deste ano.
Dimensão do fenômeno |
63 milhões de brasileiros usam pelo menos duas telas diariamente (TV + computador) |
30 milhões de brasileiros usam três telas (TV + computador + smartphone) |
A penetração de smartphones cresceu 86% em relação a 2012, chegando a 26%; enquanto a adoção de tablets cresceu 300% |
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Transformações na mídia |
A maior parte da exposição à mídia é por meio de telas (69%), sendo o computador o que tem a maior média semanal (26 horas), seguido da televisão (19 horas) e smartphones (13h) |
O deslocamento entre as telas pode ser simultâneo ou sequencial. O comportamento do brasileiro é mais simultâneo, sendo a TV a tela consumida de forma mais simultânea |
Metade da população online (52%) assiste TV e acessa internet ao mesmo tempo |
68% dos mutitelas assistem TV e interagem com smartphone simultaneamente |
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Impacto no consumo |
27% dos usuários multitelas já fazem compra online no Brasil |
Mais de 30% deste grupo usa mais de um dispositivo para concluir a compra |