A Ford recebeu da Federação das Associações de Marketing Direto o Prêmio Amauta de melhor serviço de atendimento ao cliente da indústria automotiva na América Latina. Escolhida por entidades do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Venezuela e México, a Ford foi premiada pela quinta vez consecutiva como reconhecimento ao trabalho de atendimento ao cliente.
"Para a Ford, este é um incentivo ao nosso trabalho contínuo para a excelência no atendimento ao cliente", destaca Antonio Taranto, diretor de Operações de Serviço ao Cliente da Ford América do Sul. "Temos uma operação com uma infraestrutura robusta e dedicamos muito treinamento, foco e dedicação no acompanhamento de cada solicitação. As diversas distinções que o Centro de Atendimento Ford tem conquistado indicam que estamos um passo à frente do mercado nessa área."
O reconhecimento foi devido a sua ação específica de acompanhamento da qualidade do atendimento ao cliente na rede de distribuidores da marca. "As iniciativas para buscar a satisfação muitas vezes exigem tempo, consistência, paixão pela atividade, além de saber ouvir e entender o cliente. Os resultados mostram a importância da operação, que propicia transparência e qualidade no atendimento, com benefícios para todos, incluindo melhores custos", explica o executivo.
A Ford criou o primeiro serviço de atendimento ao cliente da indústria automobilística no Brasil, em 1960. A empresa foi pioneira novamente em 2000, ao introduzir o atendimento 24 horas, sete dias por semana. Além do investimento em tecnologias de telecomunicação de última geração, seu sucesso se deve à rigorosa seleção e treinamento dos profissionais de atendimento.
O Centro de Atendimento Ford, acionado pelo telefone 0800 703-3673, leva em média 20 segundos para atender o cliente. Hoje o chamado CAF tem um time de 200 pessoas num sistema de revezamento em 120 posições de atendimento, ininterruptamente. Elas trabalham distribuídas em áreas dedicadas por linha de produto, desde o Ka até os caminhões pesados. Funciona 24 horas por dia, sete dias na semana, realizando o atendimento por intermédio de linha telefônica gratuita, mensagem de celular SMS ou via chat eletrônico, disponível no website.
"Somos uma empresa totalmente direcionada à satisfação do cliente e para isso temos uma operação robusta que segue a mesma filosofia de trabalho desde a central de atendimento até outros setores da empresa, como o desenvolvimento de produtos globais, a manufatura de qualidade e atividades de vendas e marketing, que também se preocupam com o pós-venda", completa Taranto.