Light melhora serviços de campo e monitoramento de equipes com sistema de roteirização

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A Light, distribuidora de energia no estado do Rio de Janeiro, é responsável pelo abastecimento na capital e em outros 30 municípios. Com um atendimento que gira em torno de 4 milhões de clientes, a empresa tem a sua própria geradora e, também, compra energia de outras distribuidoras para assegurar o fornecimento às indústrias, estabelecimentos e residências.

Um dos maiores desafios é organizar e gerir o trabalho das equipes em campo em tempo real. "Nesse sentido, passamos a observar que era preciso controlar as equipes que fazem os atendimentos de emergência, de novas ligações e a pesada, que são os caminhões responsáveis pelas obras, a construção de novas redes ou a manutenção delas. Isso já exige um grande grupo de profissionais e carros", afirma Marcel de Melo Silva, gerente Regional da Light.

Antigamente, este trabalho era feito todos os dias de forma manual. As equipes e os serviços que seriam realizados eram distribuídos, mas havia perdas de produtividade, com um time mais sobrecarregado do que outro, além de não ter cobertura igual em todas as regiões. "Imagina nós, com mais de 4 milhões de consumidores e qualquer um deles pode solicitar um atendimento. Nesse cenário, bastante dinâmico, uma questão fundamental é: como ser mais eficiente?", comenta.

Ao buscar entregar o serviço da melhor forma para o cliente, bem como maximizar a operação interna, a Light passou a buscar uma ferramenta operacional que pudesse pensar mais rápido e automatizar a operação. Foi assim que encontrou a RoutEasy. "O processo foi muito rápido. Demoramos cerca 15 dias desde as primeiras conversas até a implementação, que foi mais rápida do que uma POC (prova de conceito). Olhamos a ferramenta, conhecemos a RoutEasy, conversamos e desenhamos a jornada, que foram adaptadas aos nossos processos para os testes", explica Marcel.

Baseado em três pilares: algoritmo genérico, plataforma de monitoramento em nuvem e a gestão analítica em tempo real, o projeto customizado para a Light foi o primeiro para o setor de energia desenvolvido pela RoutEasy. "Integramos tecnologia, processos e pessoas em nosso sistema de roteirização, que é voltado ao mercado de logística de cargas e entregas. Para a Light, adaptamos o monitoramento para os veículos realizarem visitas em pontos específicos, que é considerado um problema de roteirização de veículos (VRP, vehicle routing problem, em inglês) e que demanda muitos estudos acadêmicos de como melhorá-lo na operação", explica Caio Reina, CEO da RoutEasy.

Ao incluir a Inteligência Artificial, ganhou-se uma roteirização otimizada com análise ágil de todas as combinações possíveis (serviços, equipes e localização). Além de conseguir prover a geolocalização de todos os serviços com o deslocamento dos veículos para a sede e realizar o gerenciamento em tempo real do planejado versus realizado com dashboards (painéis) atualizados automaticamente.

A plataforma de monitoramento mostra os principais indicadores de desempenho e é customizada de acordo com as informações pertinentes para cada operação. Os dados são coletados diretamente do tráfego de informações de cada smartphone das equipes em campo e a torre de controle, facilitando a gestão das atividades em prol do resultado, entendendo de forma gerencial se os resultados estão aderentes com o que fora planejado.

A partir da solução, foram construídos os Centros de Gestão de Serviços (CGS), que além de roteirizar os serviços, são responsáveis pelo monitoramento das equipes através da torre de controle, viabilizada pela solução da RoutEasy. Em um exemplo de tempo real, os indicadores do dia mostram 18 rotas, 325 serviços, o custo médio, a distância percorrida, a porcentagem que cumpriu o tempo estimado, o tempo de rota e a porcentagem de serviços concluídos, que neste caso específico é de 92%.

"Nosso sistema de roteirização mostra que não há limites para a aplicação nos diversos segmentos da indústria. Com a Light, provamos a eficiência e ajudamos a garantir a satisfação dos mais de 4 milhões de clientes de energia elétrica, além de otimizar os custos operacionais", diz Caio Reina. "Toda essa tecnologia, somada à capacitação de pessoas e inovação nos processos garantiu maior eficiência para a companhia, resultando no aumento da satisfação do nosso consumidor final", complementa Marcel.

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