A mudança de hábitos causada pela pandemia do coronavírus acelerou a digitalização também no serviço público. Segundo pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), feita com mais de 13 mil entrevistados, 60% dos brasileiros que procuram o setor público preferem ser atendidos em algum canal digital. Além disso, dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil mostram que no ano passado houve crescimento de 20 pontos percentuais no número de brasileiros com mais de 16 anos que usaram a rede para acessar algum serviço prestado pelo estado.
A demanda crescente, que exige das prefeituras a modernização de processos, levou a catarinense IPM Sistemas, especializada em sistemas de gestão em nuvem para a administração pública, a criar uma área específica para apoiar gestores na transformação digital de seus municípios.
O time de especialistas atua no diagnóstico e na implementação de projetos em Prefeituras, Câmaras de Vereadores e outras instituições. Atualmente há iniciativas em andamento nas catarinenses Pomerode, Indaial, São Bento do Sul, Timbó e Guaramirim, na paranaense Araucária e nas gaúchas Gravataí e Santa Rosa.
O trabalho parte do mapeamento e inclusão no sistema de gestão usado pelo município de todos os processos administrativos. Isso permite que os servidores públicos atuem em um mesmo ambiente digital e sigam fluxos pré-definidos no próprio sistema de gestão municipal (Atende.Net).
No sistema, não será mais necessário o uso de papéis em rotinas como empenhamento, liquidação, pagamentos, compras, departamento de pessoal, citações de interessados e até a cobrança de tributos municipais. O resultado é redução de gastos com correio, papéis, impressoras e arquivo morto, além da economia de tempo de servidores.
No município catarinense, ainda em julho será concluído o projeto de transformação digital que vai garantir a integração dos diversos setores da administração em um único ambiente digital e a tramitação de todos os processos administrativos de forma 100% on line.