A Internet tem se tornado um grande campo de batalha política durante o período eleitoral. Com tanta informação disponível na web, em portais de notícias e internautas expressando opiniões nas mídias sociais, uma ferramenta de Big Data vira um recurso essencial para compor a estratégia de partidos e candidatos.
Entenda como:
– Identificação de eleitores e parceiros – Um candidato pode ter acesso a milhares de pessoas que estejam preocupadas com temas relevantes às suas propostas nas redes sociais. Um candidato que defenda o meio ambiente pode interagir com quem apoia iniciativas no setor e também buscar empresas engajadas, não só em mídias sociais, mas em sites e portais de notícias.
– Elaboração de propostas – O inverso também vale, o postulante a um cargo no executivo ou legislativo pode desenvolver propostas com base no que é falado na Internet. Reivindicações dos eleitores, assuntos mais comentados ou polêmicos rendem novos projetos.
– Monitoramento da concorrência – Ferramentas de big data podem gerar relatórios completos sobre ocorrências dos candidatos concorrentes, o que é falado nos sites de notícia e redes, ações e propostas, e então incrementar estratégias de campanha.
– Análise de popularidade – A web serve como um termômetro da receptividade ou rejeição para todo candidato. A rede traz um feedback relevante sobre o desempenho do participante em um debate ou programa eleitoral, que pode ser considerado para revisão de propostas e mudanças na postura pessoal.
Thoran Rodrigues, CEO da BigData Corp