O Atacadão, rede atacadista, fechou recentemente contrato com a Tecnoset para serviços de outsourcing de impressão. O objetivo de entregar para um fornecedor o gerenciamento desse departamento, conforme informa a empresa, é melhorar a logística de distribuição de insumos, substituir as impressoras de alto volume que estavam no final da vida útil e reduzir a parada e quebra dos equipamentos. Isso tudo mantendo ou melhorando o custo das cópias, que representam um volume mensal expressivo de 1,2 milhão.
Segundo o Atacadão, se mantivesse internamente todos os controles de custos e logística, a empresa não teria condições de continuar o seu plano de expansão em médio prazo. Para a companhia, dentre as vantagens de optar por esse modelo de negócio estão a atualização tecnológica do parque de impressão sem necessidade de investimento inicial, a não imobilização de novos ativos e a redução de paradas. Antes da terceirização, uma máquina chegava a ficar fora de operação por até 15 dias.
?Tivemos um ganho na qualidade e na disponibilidade do serviço. Além disso, houve um aumento significativo na produtividade sem a necessidade de aumentar a equipe interna, uma vez que deixamos a administração do parque de impressão para a Tecnoset. Agora estamos estudando uma forma de viabilizar a inclusão das impressoras de baixo volume no contrato?, explica Tadeu da Silva, gerente de tecnologia do Atacadão.