Adidas utiliza big data para obter mais detalhes de hábito de compra dos clientes

0

Em um esforço para melhorar a forma como responde às tendências de compra e aproximar-se de seus clientes, a fabricante de equipamentos esportivos alemã Adidas está utilizando a solução de análise da MicroStrategy integrada ao SAP HANA, plataforma de computação in-memory baseada na nuvem.

"Queremos obter mais insights de concorrentes a partir da web, combinados com nossas informações colhidas por meio de nossos sistemas de back-end e outros ambientes", diz Michael Voegele, vice-presidente global de TI e chefe de arquitetura corporativa do Grupo Adidas. "Computação in-memory, Internet of Things, utilizamos tudo isso para criar um big data estratégico e gerar insights acionáveis. Isso é o que enxergamos como parte de uma solução capaz de nos aproximar de nossos consumidores".

De acordo com Voegele, a principal indagação é como converter os antigos relatórios financeiros em algo que ajude a prever o que vai acontecer no mercado, do que os consumidores gostarão e o que influenciará o consumidor no que diz respeito às suas decisões de compra, por exemplo.

A empresa consolidou quatro data warehouses em uma única plataforma que está sendo executada em um ambiente SAP HANA e que se conecta a bancos de dados tradicionais e também a outros conjuntos de dados fundamentais encontrados em clusters do Hadoop, assim como informações de clientes que a empresa absorve em sua plataforma de CRM. A Adidas utiliza a solução analítica da MicroStrategy como o front-end para essa plataforma consolidada sobre a camada de dados.

O executivo explicou que a empresa queria alcançar uma abordagem mais veloz e entregar insights para seus parceiros de negócios, por isso procurou prover seu conteúdo global com recursos de BI self-service, o que lhes permite criar seus próprios dashboards. A empresa também priorizou disponibilizar suas análises em plataformas móveis. Isso, segundo ele, torna a empresa mais ágil para reagir às mudanças das tendências de consumo, incluindo, na medida em que é capaz, o que os concorrentes estão fazendo. Além de aproximar a Adidas de seus consumidores e, ao mesmo tempo, permitir uma segmentação mais eficaz de seus clientes.

"Temos 50 mil funcionários em 110 países, vendemos 650 bilhões de produtos por ano e temos mais de 150 mil pontos de contato com os consumidores através do varejo, e-commerce e atacado. Mas essa distância entre nós e quem compra nossos produtos tem crescido, chegando até 80 mil quilômetros em alguns casos", ressalta Voegele que complementa, "claramente vemos o BI como a base para entender cada consumidor. Porém, não estamos falando de agregados. Queremos olhar para um único consumidor e certificar-nos que ele teve uma boa experiência com o Grupo Adidas. A ideia é que, no final do dia, isso nos ajude a chegar mais perto de nossos consumidores".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.