Há cerca de um ano, a Concessionária Alagoana de Gás (Algás), iniciou um trabalho de mapeamento de processos e treinamento para construção de fluxogramas. O objetivo foi otimizar seus processos internos. A consultoria Gauss Consulting venceu o edital para continuar o projeto.
A consultoria foi responsável pelo mapeamento e análise dos processos da Algás, por meio de metodologia própria, e estruturou os fluxogramas para identificar cada sub-processo, processo e macroprocesso da empresa. A partir disso, realizou o levantamento de soluções e sugestões de aperfeiçoamento na estrutura interna da organização. Após seis meses a empresa foi alinhada à estrutura matricial de gestão, gerando 13 Planos de Ação de melhoria.
Para Renata Mariani, gerente de desenvolvimento humano e organizacional da Concessionária, "o projeto permitiu aos colaboradores visualizar a organização a partir dos processos mapeados, facilitando a visualização dos pontos fortes e oportunidades de melhoria de cada atividade". Renata ressalta um momento importante na execução do projeto, quando os funcionários participaram da Oficina de Indicadores, onde gestores e colaboradores puderam refletir sobre suas atividades para conseguir consolidar o Mapeamento e discorrer sobre os pontos que precisavam ser aprimorados.
- Gestão de processos