Gastos com anúncios das gigantes de celular atingiram mais de US$ 4 bi em 2007

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Os gastos com publicidade das maiores fabricantes e operadoras de celular atingiram quase US$ 4,1 bilhões no ano passado, um aumento de US$ 431 milhões, ou de 12%, em relação a 2006, de acordo com pesquisa conjunta da Nielsen Monitor-Plus e da Nielsen Mobile. No geral, as despesas das empresas com anúncios cresceram 67% nos últimos cinco anos, saltando dos US$ 2,45 bilhões em 2003 para o valor atual.

Mais de um terço do total dos anúncios em 2007, segundo a Nielsen, foi para as redes de TV, que ficaram com US$ 1,4 bilhão, ou 35,53% do total, seguido pelas TV por assinatura, que abocanharam 20% das receitas, ou US$ 814,6 milhões, e pelas empresas de spots televisivos, que ficaram com 15%, ou US$ 627,5 milhões das receitas totais. A publicidade na internet ficou com 7,2% dos anúncios, ou US$ 295,4 milhões.

Ainda de acordo com o estudo, os gastos com publicidade realizados pelas cinco maiores operadoras de telefonia móvel totalizaram US$ 3,89 bilhões em 2007, um aumento 16% na comparação com o ano anterior. A Verizon Communications, por exemplo, aplicou US$ 1,2 bilhão em anúncios, um aumento 13% na comparação com 2006.

Já a Alltel, que introduziu anúncios em seu serviço de mensagens curtas (SMS), despendeu US$ 75,6 milhões com anúncios, um aumento de 62% na comparação com um ano antes. Além disso, a empresa dobrou sua despesa com publicidade de serviços de telefonia móvel, passando de US$ 47,7 milhões em 2006 para US$ 95,6 milhões no ano passado.

O estudo aponta, ainda, que as operadoras gastaram mais para anunciar serviços de dados do que os serviços tradicionais de voz. A publicidade para promover serviços de dados representou 25% (US$ 959 milhões) das despesas com propaganda em 2007, enquanto que para os serviços de voz gastaram cerca de 19% (US$ 734 milhões).

Já os gastos com anúncios dos três maiores fabricantes de telefones celulares totalizaram US$ 72,9 milhões no ano passado. Embora a Samsung e a Motorola, as duas maiores anunciantes do setor, tenham reduzindo as despesas com publicidade (menos 46% e menos 1%, respectivamente), a LG foi no sentido contrário, aumentando os gastos em 39% para a introdução da sua nova linha de celular Chocolate.

Ao todo, a empresa aplicou US$ 9,5 milhões em anúncios no lançamento do Chocolate, de um orçamento total para publicidade de US$ 17,3 milhões.

A maior cifra, no entanto, foi gasta pela Apple para introduzir o iPhone no mercado. Somente com anúncios durante a entrega do Oscar, em fevereiro do ano passado (cinco meses antes do lançamento do produto), a fabricante gastou mais de US$ 91 milhões.

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