Antigas rivais, Microsoft e Salesforce firmam parceria para oferta de software em nuvem

0

A Microsoft e a Salesforce.com anunciaram nesta quinta-feira, 29, uma parceria estratégica para criar novas soluções que conectem os aplicativos e a plataforma de gestão de relacionamento com clientes (CRM) da Salesforce ao Office e Windows. O acordo permitirá também aos clientes do serviço de computação em nuvem Windows Azure usar o software da Salesforce. O anúncio foi feito no fim da tarde desta quinta, após o fechamento das bolsas nos EUA, pelo CEO da Salesforce.com, Marc Benioff, e o presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella.

"Estamos muito animados com a parceria com a Salesforce e com ajudar nossos clientes a prosperar em nosso mundo, que coloca a nuvem e os dispositivos móveis em primeiro lugar", disse Nadella, em um comunicado emitido no fim da tarde desta quinta. "Trabalhando juntos, vamos entregar novas soluções que conectem os processos do cliente e os insights da Salesforce à produtividade em nuvem do Office 365 e à mobilidade de Windows, para que nossos clientes possam fazer mais."

"Hoje a chave é colocar o cliente em primeiro lugar", disse Benioff."Junto com a Microsoft, estamos construindo pontes que permitem aos nossos clientes serem mais produtivos."

Com a parceria, os clientes agora serão capazes de acessar o Salesforce e gerenciar os seus negócios a partir de qualquer dispositivo Windows. A pré-visualização estará disponível no final deste ano e o sistema estará disponível, de forma geral, em 2015.

Além disso, uma nova interoperabilidade entre a Salesforce e o Office 365, que vai dar aos clientes acesso ao conteúdo que eles precisam para colaborar, vender, prestar serviços e vender de qualquer lugar. Os planos incluem as capacidades de acessar, compartilhar, editar e colaborar com o conteúdo do Office a partir do Salesforce usando o Office Mobile e o Office para iPad; usar OneDrive para empresas e o SharePoint Online como opções de armazenamento integradas para Salesforce.

Os clientes também poderão usar o software da Salesforce e Outlook juntamente com o novo Salesforce para Outlook, bem como conectar os dados do Salesforce para o Excel e Power BI com o Office 365 para visualizar informações e encontrar novos insights.

O acordo marca uma mudança no relacionamento turbulento entre as duas empresas. Em maio de 2010, a Microsoft processou a Salesforce por infringir nove de suas patentes, desencadeando uma guerra de ações judiciais entre as empresas. Em resposta ao processo movido pela Microsoft, em junho daquele ano, a Salesforce moveu ação contra a Microsoft, alegando que ela teria violado cinco de suas patentes. Antes, em 2005, a Microsoft havia anunciado um produto concorrente ao CRM da Salesforce e, em 2010, lançou uma campanha publicitária anti-Salesforce que tinha como slogan "Não comece forçado".

Desde que assumiu o comando da Microsoft, em fevereiro deste ano, Satya Nadella tem procurado reforçar o negócio do Office 365, bem como de softwares corporativos baseados em nuvem. Além disso, a gigante do software tem procurado maneiras de fazer as aplicações, mesmo de rivais, a trabalharem juntas para atender a demanda dos clientes, que cada vez mais querem ter a possibilidade de usar vários produtos diferentes e compartilhar informações entre eles.

Antes de assumir o cargo de CEO, Nadella era conhecido por sua visão de querer expandir a atuação com antigos rivais da Microsoft. Ele desempenhou um papel fundamental no ano passado no acordo fechado entre a Microsoft e a Oracle para competir com novos rivais que trabalham com computação em nuvem.

Impensável até algum tempo atrás, a união entre as duas gigantes da tecnologia se deve ao fato de estarem perdendo espaço no mercado para empresas mais novas que vendem software pela web. Com a parceria, a Microsoft passou a oferecer o Java da Oracle, o Oracle Database e o Oracle WebLogic Server para clientes do Windows Azure, enquanto a Oracle colocou o Oracle Linux disponível aos clientes do Windows Azure.

No ano passado, a Salesforce também assinou uma parceria de longo prazo com a Oracle. Pelo acordo, a Oracle passou a integrar alguns de seus softwares baseados em nuvem aos produtos da Salesforce.

Notícia atualizada às 17h39.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.