Cariacica se torna modelo de transformação digital no setor público

0
0

Em abril, a Prefeitura de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, município com população aproximada de 380 mil habitantes, registrou um recorde de acessos à sua rede Wi-Fi: 32 milhões, um aumento de 300% na comparação com março. Em maio, o número chegou a 40 milhões. O serviço de conectividade gratuita oferecido ao cidadão é parte de uma estratégia de digitalização dos órgãos municipais que vem sendo implantada nos últimos anos com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados, e que tem se mostrado mais necessária do que nunca.

A transformação digital de Cariacica começou há cerca de cinco anos, com a substituição da rede cabeada de internet por Wi-Fi no segundo piso do Palácio Municipal, baseada em soluções da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise. Hoje, já são 7 mil usuários da rede corporativa em lugares como escolas, postos de saúde e a sede administrativa da cidade, e cerca de 170 pontos da cidade com cobertura Wi-Fi pública, atingindo milhares de cidadãos.

De acordo com Michel Silva, Subsecretário de Tecnologia da Informação de Cariacica, a ideia do projeto era não somente desenvolver uma moderna rede sem fio, mas sim um projeto consistente de longo prazo, fundamentado em uma rede segura, robusta, simples de gerenciar e que permitisse integração de recursos. A rede de Cariacica conta com computadores, Smart TVs, impressoras, entre outros dispositivos móveis e de IoT conectados, segmentação de usuários para proporcionar segurança, por meio do ClearPass, e ferramentas de análise de dados, um recurso ainda pouco utilizado pelos municípios brasileiros.

"A análise de dados é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento de políticas sociais e de saúde", explica Michel. "Temos demandas dos cidadãos para atender, e em um município como o nosso, que registra a menor renda per capita do estado, precisamos ser criativos e precisos. Investir em tecnologia não é perfumaria nem pode considerar somente preço; é o que temos avaliado, e os resultados mostram que estamos no caminho certo", afirma.

Segundo Luiz Almeida, Territory Manager da Aruba, Cariacica é um modelo de gestão de TI a ser seguido. "O serviço que a cidade apresenta para a população é de grande valor. Tudo é integrado e a rede é gerenciada via Aruba AirWave, que permite visibilidade de dispositivos e a prevenção de problemas", diz.

João Paulo Barros, Diretor Executivo da ISH, empresa parceira da Aruba responsável pela implementação do projeto, destaca também iniciativas que resultam em sustentabilidade e economia para o município. "Foram emitidos 250.000 ofícios digitais por meio do e-Ciof desde 2015, com zero consumo de papel e impressão, sem deslocamentos para entrega dos documentos e tudo isso 100% seguro, gerenciável e inviolável, com chave de autenticação e criptografia própria", ressalta.

"As soluções da Aruba atenderam exatamente à demanda do município por mais inteligência com simplicidade", avalia Almeida. Cariacica se consolida, assim, como um exemplo de transformação digital no setor público.

Deixe seu comentário