A Azul Linhas Aéreas aumentou a sua eficiência operacional no agendamento da escala de trabalho da sua tripulação ao implementar o uso da plataforma de colaboração Oi Cloud Communication, que atua 100% em nuvem e oferece funcionalidades independentes como PABX na Nuvem, Comunicação Unificada, Central de Atendimento e Omnichannel. A companhia aérea conseguiu um incremento de 25% na taxa de êxito no retorno para a confirmação de escala da tripulação de sobreaviso com a implantação da solução.
Cliente Oi desde a sua fundação, em 2008, fazendo uso de soluções de link de dados e voz – telefonia fixa e móvel, a companhia aérea, depois de uma avaliação de 10 meses, adquiriu a solução em dezembro de 2019, a empresa obteve melhorias simplificando o processo de fazer, receber e rotear chamadas, e garantindo o autosserviço para aproximadamente 4 mil pilotos e comissários que compõem as equipes de voo que necessitam aprovar ou alterar escalas.
Com a implantação da modalidade de PABX na Nuvem, que possui a ferramenta call back promovendo o retorno das chamadas de forma automática ou programada, contribuindo com a melhora do indicador, a Azul também conta com um diferencial relevante durante o período de pandemia da covid-19: a adaptabilidade do Oi Cloud Communication visto a atuação ser 100% em nuvem. Com as recomendações de isolamento social, a solução permitiu a companhia aérea migrar todo o time para o modelo de home office sem entraves operacionais, dada a sua fácil implementação e escalabilidade com o funcionamento da plataforma de telefonia IP (via internet) em diferentes dispositivos. Ademais, com as atividades da companhia aérea em mais de 100 localidades e, consequentemente, o alto volume de ligações para confirmações de escalas das tripulações, o Oi Cloud Communication permite melhorias de desempenho operacional com a extração de relatórios que apontam os horários de picos de chamados, o tempo gasto em cada ligação, entre outras informações que dão subsídios a inteligência do negócio. A solução Oi Cloud Communication implementada na Azul conta com a parceria da Genesys.
"Antes de contarmos com o Oi Cloud Communication, o aceite ou o não aceite para um próximo voo por parte de um membro da nossa tripulação que se encontrava de sobreaviso era passível de gargalo na nossa central de atendimento. A Oi Soluções nos auxiliou a melhorar esse indicador. Hoje, a nossa taxa de êxito no retorno para a confirmação de escala subiu de 70% para 95% com a funcionalidade de PABX na Nuvem, uma melhoria que reflete na fluidez de toda a nossa operação, inclusive, com impacto no cliente final", diz Kleber Linhares, Chief Information Officer da Azul Linhas Áreas.