Big Data: revisitando conceitos e tecnologias específicas

Big Data está inserido no contexto do que o ambiente empresarial vem chamando de “transformação digital”, ou seja, as mudanças organizacionais decorrentes do uso da Internet como meio de relacionamento entre os agentes do ambiente de negócios, seja com clientes, fornecedores, órgãos públicos, sociedade, contribuintes e outros agentes

As dificuldades na análise e visualização de eventos de Segurança

Fica cada vez mais claro que relatórios estáticos, baseados somente em tabelas e textos, torna o processo de análise muito maçante e que, na maioria das vezes, não produz o efeito necessário que é mostrar o valor dos investimentos feitos em Segurança

Frete Grátis: despachando a crise

A solução seria a criação de um movimento entre os lojistas virtuais para a realização de uma data sazonal de descontos no frete seria de extrema importância para estimular as vendas

5 dicas para não ser vítima de um ciber ataque nas compras da Black...

A maioria das pessoas não gosta de parar e esperar para fazer atualizações. Contudo, não atualizar softwares e smartphones facilita o caminho de possíveis invasores, já que as novas versões apresentam correções e melhorias relacionadas principalmente a segurança

O Big Data das interações com o cliente

Muito tem se falado, ultimamente, sobre Big Data. A tendência tem se propagado rapidamente e eu acho curioso como duas palavras - ou uma sigla - já bastam para descrever algo tão complexo

Conectividade é fundamental para tornar o Brasil celeiro do mundo

Para sermos, de fato, celeiro do mundo, é fundamental que a conectividade e a transformação digital estejam devidamente enraizadas nos nossos vastos campos, ajudando nossos produtores a reduzirem seus custos, serem mais competitivos e produtivos

Cultura Data Driven: os dados serão ativos nas companhias, como isso afeta sua equipe?

Uma pesquisa realizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) mostrou que as organizações que guiam suas ações com base em dados possuem um aumento de produtividade entre 5 e 6%

Por que você deve integrar seu e-commerce a um marketplace

Até porque nessa relação todos saem ganhando: e-commerce e marketplace aparecem na mesma foto e o consumidor é quem "curte"

Dívidas corporativas: soluções inteligentes para administrá-las

Com mercados cada vez mais competitivos, qualquer descuido pode custar a sobrevivência da empresa. Dívidas ligam o sinal de alerta, mas com a tecnologia a favor, é possível reverter o quadro e garantir a saúde financeira

Mineração de crypto moedas como atividade legal e rentável

Ao mesmo tempo em existem maneiras legais e honestas de mineração de crypto moedas, existem também vários modelos de negócios criminosos no setor de criptografia

E-commerce: quais as fraudes mais impressionantes do primeiro semestre de 2016?

Os diversos antifraudes disponíveis no mercado não poderão, sob hipótese alguma, se acomodar e achar que têm uma tecnologia 100% à prova de criminosos. A eterna briga de gato e rato não tem data para acabar, e as soluções tecnológicas devem continuar se aperfeiçoando e tentando estar um passo adiante dos estelionatários

CES 2017 e seus impactos nos negócios do Brasil

As empresas que hoje estão dando show no CES são de países que conseguiram endereçar estas questões no âmbito de políticas de Estado, de modo pragmático, sem ideologias. É o que está faltando em nosso país para que floresça a nossa indústria de tecnologia, pois temos a matéria-prima essencial: uma população vasta, criativa e que absorve a tecnologia com facilidade

Como evitar fraudes combinando comportamento de navegação e inteligência artificial?

Os sistemas recebem milhares de informações sobre uma única compra on-line e conseguem realizar um cálculo de risco de maneira instantânea, barrando somente os pedidos realmente fraudulentos e aprovando as compras feitas por clientes legítimos

Blockchain, quase sexy!

Em 2015 um programa de rádio da BBC entrevistou uma empreendedora que sugeriu “casamentos Blockchain”, que precisavam ter seus votos renovados periodicamente, caso contrário haveria a separação

Tecnologia: o Brasil está preparado para um governo transparente?

Operações díspares e sistemas disfuncionais limitam a capacidade do governo de captar e avaliar os dados necessários para proporcionar aos eleitores uma visão clara do seu real desempenho. Novas ferramentas são necessárias - soluções que conectem as instituições de governo e que possam avaliar os resultados coletivos

Gamificação na gestão de TI em sete fases

Devido à transformação no mundo dos negócios e no cotidiano – motivada pelas tecnologias de terceira plataforma (mídias sociais, mobilidade, cloud computing e big data) – métodos menos ortodoxos podem ser de grande ajuda. A gamificação é uma ótima maneira de tornar pessoas mais engajadas, produtivas e satisfeitas

A humanização das marcas

Neste tempo novo, pessoas querem seguir pessoas. Vivemos o império da credibilidade. Olhe em volta: empresas gigantescas têm menos relevância, seguidores, fãs e amigos que autores, celebridades e ativistas

Automatize para gerar valor, não para reduzir custos

Não é sobre o que você quer automatizar, mas sim sobre o que seu cliente aceita ser automatizado. O conjunto destas duas ações gera diferenciação estratégica. Será que sua empresa está enxergando esta oportunidade de diferenciação com atenção?

Os desafios do mobile commerce no Brasil

Apesar do número alto, não podemos esquecer que vivemos em um país de dimensões continentais, onde 27 milhões de pessoas correspondem a apenas 14% da população

O avanço da tecnologia e seu reflexo nas organizações

Já estamos vivenciando o que os especialistas chamam de "terceira onda de tecnologia", com a explosão dos dispositivos móveis (sobretudo smartphones e tablets). A era da mobilidade já chegou e traz consigo novas demandas por soluções especialmente criadas para esse ambiente

Os desafios dos varejistas em 2016

Em termos organizacionais, como o Omnichannel é uma estratégia e iniciativa que permeia vários departamentos e processos dos varejistas, ainda não foi criada uma posição que seja a "dona" desta estratégia. O que vemos atualmente é esta responsabilidade ser compartilhada entre alguns executivos, sem que nenhum tenha responsabilidade sobre o todo. Encontrar um espaço e criar esta posição não é um desafio menor!

A relação entre Blockchain e a cultura de dados

A partir do momento que algoritmos passaram a ser capazes de se reprocessarem de acordo com a variação dos dados, as empresas começaram a valorizar essas informações e todas as oportunidades que carregam

O desafio da Internet das Coisas

O principal inconveniente é que, do ponto de vista técnico, a Internet não está preparada para aguentar a intercomunicação de tantos dispositivos heterogêneos, já que nem os serviços de Internet nem os protocolos de comunicação utilizados atualmente foram pensados para este fim

A construção das relações de parcerias em TI

Numa economia cada vez mais diversificada e dinâmica como a que vivemos, quanto mais informações o fornecedor de tecnologia souber sobre o negócio do cliente e sua área de atuação, melhor poderá servi-lo

A era da Internet de todas as coisas

Parece projeto do futuro, mas está cada dia mais próximo da realidade. A expansão da conectividade e a popularização dos smartphones foram fatores primordiais para a criação de aplicações que promovem inteligência ao dia a dia

Blockchain: um universo muito além do BitCoin

O futuro guarda inúmeras possibilidades no que diz respeito a mais essa evolução tecnológica e que, certamente, mudará a relação das pessoas e empresas com o trâmite de dados e de informações

Ferramentas para webmasters do Google devem ser o ponto de partida em SEO

O Google Webmasters Tools são um grupo de ferramentas gratuitas que oferecem, entre outrosrecursos, acesso ao que o Google vê e entende sobre o seu site e diagnóstico de problemas

Por que os assistentes virtuais são tão importantes para a experiência do cliente?

Hoje em dia, instituições financeiras, governamentais, da área da saúde, lojas e tantas outras estão em busca de soluções tecnológicas que assistentes virtuais e Inteligência Artificial são capazes de oferecer. E, se isso já permite aumentar o número de atendimentos, otimizar sua qualidade, além da satisfação e fidelização dos clientes, é possível imaginar, para o consumidor, como é mais atrativo interagir com um robô mais parecido com o humano. Por isso, a aposta nessa tendência é pensar no futuro dos atendimentos

Armazenamento de dados na área de saúde tem demanda crescente

O mercado brasileiro de tecnologia para a área saúde se encontra em estágio intermediário de maturidade

O Trojan Marcher não está diminuindo: ele está ficando mais esperto

O Marcher apareceu em várias iterações e, de todos os trojans para Android, ele é um dos mais potentes, infectando uma enorme quantidade de dispositivos ao longo do tempo