É tempo de inovar

O diretor de marketing da ABPO-RH (Associação Brasileira dos Provedores de Outsourcing de RH) fala sobre as vantagens e a evolução da terceirização dos processos da folha de pagamento

Eficácia da Gestão de Projetos

É possível afirmar que a maior parte dos projetos planejados a partir do Gerenciamento de Projetos atinge um resultado excelente para ambas as partes: cliente e fornecedor

Imprimindo o caminho da sustentabilidade

O que estamos fazendo hoje para garantir que as próximas gerações possam atender às suas necessidades? Nesse sentido é que o conceito de Sustentabilidade ganhou tanta evidência nos últimos anos

BRIC: as estratégias competitivas de TI

É preciso que a marca ?Brasil? seja difundida positivamente no Exterior, não só na TI, mas em diversos setores econômicos. Não podemos continuar reconhecidos apenas como a terra do futebol, carnaval e Amazônia

Gestão de pessoas fora do Brasil

Desafio. Esta é a primeira palavra que surge em minha mente quando penso em gestão de pessoas fora do Brasil

Capacitação começa no ensino fundamental

O profissional brasileiro é muito bem visto no mercado internacional. Apesar das adversidades, somos tidos como criativos ? e criatividade é muito importante em tecnologia. No entanto, a competitividade brasileira de software no mercado internacional passa inexoravelmente pela capacitação

Service Desk, luxo ou necessidade?

Ao contrário do que muitos pensam, não é uma forma de burocratizar o atendimento e o contato com os demais funcionários da companhia. Trata-se da profissionalização do setor de TI em gerenciar, com efetivas ações, os resultados positivos ou negativos

As dificuldades para exportar: um exemplo europeu

Para proteger o emprego através da sua competitividade, o governo Belga votou uma lei (Lei relativa à promoção do emprego e a defesa preventiva da competitividade) que limita a evolução salarial na Bélgica à evolução nos seus principais parceiros comerciais

O que importa são os resultados

Já faz tempo que terceirização deixou de ser uma mera opção e passou a ser uma carta na manga dos bons administradores. Modalidades existem inúmeras, mas parceiros confiáveis, a quem você possa tranqüilamente entregar parte do seu negócio, não são muitos

Brasil: pólo prestador de serviços de TI precisa superar falta de mão-de-obra especializada

Com todo o desenvolvimento e com a escassez de mão-de-obra especializada que já é notada no mercado nacional, é natural que, em algum momento, possa haver uma ruptura no processo

Outsourcing: trabalhar em colaboração com o outro é uma tendência a ser seguida

O outsourcing dá fôlego às contratantes. Quando uma empresa decide terceirizar serviços, ela ganha em escala, sinergia, incremento de qualidade e, ainda, elimina diversos problemas com a gestão de serviços

DNA de aplicações: essência, eficiência e forma

Algumas das discussões mais quentes do momento em TI são a eco-eficiência, SOA e virtualização. Muito tem se falado, de um lado, sobre a economia de energia gerada pela virtualização, e de outro, das benesses de uma arquitetura para sistemas com baixo acoplamento (SOA)

Como medir resultados de um outsourcing em ambientes de TI?

Para José Salustiano Fagundes, diretor presidente da Hirix Engenharia de Software e da HXD Interactive Television, o outsourcing de TI é estimulado por fatores como maior foco nas atividades importantes para o negócio, o compartilhamento de riscos, o controle e a redução de custos de capital e a mel

Mão-de-obra qualificada em TI: onde está?

*Diretor geral da MobSys, empresa brasileira especializada na área de mobilidade corporativa

Offshore em TI tem potencial

Os custos do Brasil em relação à Índia e à China no que se refere ao offshore têm começado a apresentar competitividade lá fora. Tendência que se verifica principalmente em mercados como o norte-americano e o europeu

Dificuldades na exportação de software: de quem é a culpa?

A indústria brasileira tem desenvolvido softwares criativos e flexíveis ? vide o nível da automação comercial no País, o Sistema de Pagamentos Brasileiro e as urnas eletrônicas

Um acordo para além do papel

Ruben Gallego, executivo responsável pela área de novos negócios de outsourcing da Accenture, descreve a importância dos acordos de SLA para os negócios

Outsourcing de RH, uma tendência mundial

Atuando há cerca de 10 anos neste segmento, posso afirmar que o outsourcing de Recursos Humanos vai muito além da automatização de processos e redução de custos. O amadurecimento do mercado mostra que a empresa ganha tempo para se dedicar às estratégias de negócio, melhorando a produtividade com o o

Dificuldades na exportação de software: de quem é a culpa?

Até o momento, em função da legislação trabalhista, o governo é um dos agentes causadores dos preços elevados de software, já que o alto nível de encargos encarece o preço final do produto desenvolvido no País

Efeito colateral de um processo de preparação para Outsourcing

Mesmo que o Outsourcing não se realize após tanto esforço, tempo e dinheiro investido, alguns dos efeitos colaterais podem ser muito benéficos para a organização e ser utilizados como insumo para uma nova direção estratégica, tática e operacional para a empresa

Atendimento: A primeira impressão é a mais importante

Estamos falando do contato do consumidor com funcionário ou com o agente da central de atendimento que fala em nome da empresa. Este último é o que mais gera demanda e, também, requer cuidados. Em contrapartida, pode se tornar o responsável pela simpatia e imagem de eficiência de uma companhia

O futuro do outsourcing

A deficiência no domínio da língua inglesa e a desconexão entre o meio acadêmico e o mundo corporativo continuam como principais entraves para que possamos exportar mais serviços e talentos

Os limites entre o setor público e a iniciativa privada

A possibilidade de a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) romper as barreiras da esfera pública e atingir a iniciativa privada em, no máximo dois anos, levanta uma série de questionamentos na comunidade de TI

A TI nas mãos de terceiros

Projetos de TI desenvolvidos em atividades críticas das empresas em geral têm sido ainda implementados majoritariamente pelas próprias organizações, sem auxílio de parceiros. Dúvidas e insegurança com relação à qualidade do serviço prestado são o grande obstáculo para a terceirização

As ?arapucas? do outsourcing focado em custos

O título acima é para chamar a atenção sobre a ?arapuca? que os gestores de TI se emaranharam buscando no outsourcing apenas o benefício financeiro, pois segundo o Gartner, 90% das decisões de contratação de serviços de outsourcing são motivadas por redução de custos

A TI nas mãos de terceiros

Somente com planejamento, dividido com o parceiro, é possível alcançar os objetivos do chamado ITO (Outsourcing de TI). E, nesse item, vários fatores estão envolvidos

Serviços em TI demandam inovação

Características como grau de patentes ou direitos autorais, base de conhecimento, estímulo de órgãos públicos, cooperação com outras empresas, proximidade a institutos de pesquisa, universidades, entre outros, são fatores relevantes à criação de um perfil de inovação de empresas

Tecnologia a favor dos call centers

A tecnologia tem sido vital para garantir a melhoria no atendimento. Ao incorporar mecanismos eficientes para agilizar o serviço e prover informações aos agentes, ganha-se em tempo de contato eficaz, direcionado e produtivo com o cliente

Os caminhos para a alta performance por meio do outsourcing

Levantamento recente feito pela Accenture junto a mais de 500 empresas revela que cada vez mais os executivos incorporam o outsourcing como algo vital para seus objetivos de negócio e aumentar produtividade

Terceirização de compras: estratégia para ampliar a competitividade

Com a terceirização deste processo, as companhias ganham tempo para se dedicarem à coordenação de outras atividades