thumbnail

Service Desk, luxo ou necessidade?

Ao contrário do que muitos pensam, não é uma forma de burocratizar o atendimento e o contato com os demais funcionários da companhia. Trata-se da profissionalização do setor de TI em gerenciar, com efetivas ações, os resultados positivos ou negativos
thumbnail

As dificuldades para exportar: um exemplo europeu

Para proteger o emprego através da sua competitividade, o governo Belga votou uma lei (Lei relativa à promoção do emprego e a defesa preventiva da competitividade) que limita a evolução salarial na Bélgica à evolução nos seus principais parceiros comerciais
thumbnail

O que importa são os resultados

Já faz tempo que terceirização deixou de ser uma mera opção e passou a ser uma carta na manga dos bons administradores. Modalidades existem inúmeras, mas parceiros confiáveis, a quem você possa tranqüilamente entregar parte do seu negócio, não são muitos
thumbnail

Brasil: pólo prestador de serviços de TI precisa superar falta de mão-de-obra especializada

Com todo o desenvolvimento e com a escassez de mão-de-obra especializada que já é notada no mercado nacional, é natural que, em algum momento, possa haver uma ruptura no processo
thumbnail

Outsourcing: trabalhar em colaboração com o outro é uma tendência a ser seguida

O outsourcing dá fôlego às contratantes. Quando uma empresa decide terceirizar serviços, ela ganha em escala, sinergia, incremento de qualidade e, ainda, elimina diversos problemas com a gestão de serviços
thumbnail

DNA de aplicações: essência, eficiência e forma

Algumas das discussões mais quentes do momento em TI são a eco-eficiência, SOA e virtualização. Muito tem se falado, de um lado, sobre a economia de energia gerada pela virtualização, e de outro, das benesses de uma arquitetura para sistemas com baixo acoplamento (SOA)
thumbnail

Como medir resultados de um outsourcing em ambientes de TI?

Para José Salustiano Fagundes, diretor presidente da Hirix Engenharia de Software e da HXD Interactive Television, o outsourcing de TI é estimulado por fatores como maior foco nas atividades importantes para o negócio, o compartilhamento de riscos, o controle e a redução de custos de capital e a mel
thumbnail

Mão-de-obra qualificada em TI: onde está?

*Diretor geral da MobSys, empresa brasileira especializada na área de mobilidade corporativa
thumbnail

Offshore em TI tem potencial

Os custos do Brasil em relação à Índia e à China no que se refere ao offshore têm começado a apresentar competitividade lá fora. Tendência que se verifica principalmente em mercados como o norte-americano e o europeu
thumbnail

Dificuldades na exportação de software: de quem é a culpa?

A indústria brasileira tem desenvolvido softwares criativos e flexíveis ? vide o nível da automação comercial no País, o Sistema de Pagamentos Brasileiro e as urnas eletrônicas
thumbnail

Um acordo para além do papel

Ruben Gallego, executivo responsável pela área de novos negócios de outsourcing da Accenture, descreve a importância dos acordos de SLA para os negócios
thumbnail

Outsourcing de RH, uma tendência mundial

Atuando há cerca de 10 anos neste segmento, posso afirmar que o outsourcing de Recursos Humanos vai muito além da automatização de processos e redução de custos. O amadurecimento do mercado mostra que a empresa ganha tempo para se dedicar às estratégias de negócio, melhorando a produtividade com o o
thumbnail

Dificuldades na exportação de software: de quem é a culpa?

Até o momento, em função da legislação trabalhista, o governo é um dos agentes causadores dos preços elevados de software, já que o alto nível de encargos encarece o preço final do produto desenvolvido no País
thumbnail

Efeito colateral de um processo de preparação para Outsourcing

Mesmo que o Outsourcing não se realize após tanto esforço, tempo e dinheiro investido, alguns dos efeitos colaterais podem ser muito benéficos para a organização e ser utilizados como insumo para uma nova direção estratégica, tática e operacional para a empresa
thumbnail

Atendimento: A primeira impressão é a mais importante

Estamos falando do contato do consumidor com funcionário ou com o agente da central de atendimento que fala em nome da empresa. Este último é o que mais gera demanda e, também, requer cuidados. Em contrapartida, pode se tornar o responsável pela simpatia e imagem de eficiência de uma companhia
thumbnail

O futuro do outsourcing

A deficiência no domínio da língua inglesa e a desconexão entre o meio acadêmico e o mundo corporativo continuam como principais entraves para que possamos exportar mais serviços e talentos
thumbnail

Os limites entre o setor público e a iniciativa privada

A possibilidade de a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) romper as barreiras da esfera pública e atingir a iniciativa privada em, no máximo dois anos, levanta uma série de questionamentos na comunidade de TI
thumbnail

A TI nas mãos de terceiros

Projetos de TI desenvolvidos em atividades críticas das empresas em geral têm sido ainda implementados majoritariamente pelas próprias organizações, sem auxílio de parceiros. Dúvidas e insegurança com relação à qualidade do serviço prestado são o grande obstáculo para a terceirização
thumbnail

As ?arapucas? do outsourcing focado em custos

O título acima é para chamar a atenção sobre a ?arapuca? que os gestores de TI se emaranharam buscando no outsourcing apenas o benefício financeiro, pois segundo o Gartner, 90% das decisões de contratação de serviços de outsourcing são motivadas por redução de custos
thumbnail

A TI nas mãos de terceiros

Somente com planejamento, dividido com o parceiro, é possível alcançar os objetivos do chamado ITO (Outsourcing de TI). E, nesse item, vários fatores estão envolvidos
thumbnail

Serviços em TI demandam inovação

Características como grau de patentes ou direitos autorais, base de conhecimento, estímulo de órgãos públicos, cooperação com outras empresas, proximidade a institutos de pesquisa, universidades, entre outros, são fatores relevantes à criação de um perfil de inovação de empresas
thumbnail

Tecnologia a favor dos call centers

A tecnologia tem sido vital para garantir a melhoria no atendimento. Ao incorporar mecanismos eficientes para agilizar o serviço e prover informações aos agentes, ganha-se em tempo de contato eficaz, direcionado e produtivo com o cliente
thumbnail

Os caminhos para a alta performance por meio do outsourcing

Levantamento recente feito pela Accenture junto a mais de 500 empresas revela que cada vez mais os executivos incorporam o outsourcing como algo vital para seus objetivos de negócio e aumentar produtividade
thumbnail

Terceirização de compras: estratégia para ampliar a competitividade

Com a terceirização deste processo, as companhias ganham tempo para se dedicarem à coordenação de outras atividades
thumbnail

Suporte e governança para o outsourcing

De gerenciamento na área a armazenamento de dados, passando por manutenção de software e hardware e help desk, o segmento leva executivos de empresas a múltiplas reflexões sobre como adotar a prática, em meio ao desafio de ter de alinhar a TI com os objetivos de negócios da organização
thumbnail

?Marca Brasil de TI? e o crescimento do País com a exportação

A expectativa é que o Brasil aproveite o potencial de crescimento de 40% a 50% ao ano do global sourcing e se estabeleça entre os cinco maiores deste mercado até 2010, gerando US$ 5 bilhões/ano em exportações de software e serviços de TI
thumbnail

Da inovação ao consenso

Impressão é hoje um modelo maduro de outsourcing, que se expande a novos segmentos empresariais e serve de referência a outras estratégias de terceirização
thumbnail

BTO: transformando a terceirização de serviços em TI

Uma pesquisa do IDC prevê que o setor movimentará no Brasil, até 2009, quase R$ 8,1 bilhões. Essa grande movimentação deve vir não apenas de serviços já disponíveis no mercado de terceirização, masprincipalmente, da nova tendência de outsourcing: o BTO (Business Transformation Outsourcing)
thumbnail

Outsourcing ajuda a disseminar a virtualização

Prática desse conceito acabou por provocar uma superlotação nos data centers, um número excessivo de servidores para ser gerenciados, custo altíssimo de suporte, energia, espaço e licenciamento, entre outros percalços
thumbnail

Empresas nacionais buscam consolidação

O casamento Braxis-Unitech não chama a atenção isoladamente, mas como mais um em uma seqüência ao longo de 2006, sinalizando que fusões e aquisições podem ter, finalmente, entrado na pauta dos empresários brasileiros de TI