Os operadores do mercado financeiro elevaram a estimativa de valorização da chinesa Alibaba com sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), esperada para a semana que vem. Após a empresa de comércio eletrônico divulgar balanço com recorde de receita e lucro no primeiro trimestre, eles agora projetam que o valor de mercado da empresa de comércio eletrônico chegue a US$ 168 bilhões, o que representa uma alta de 9,8% em relação aos US$ 153 bilhões previstos em fevereiro passado.
A avaliação tem como base a estimativa média de 12 analistas consultados pela Bloomberg News. O balanço do Alibaba, divulgado esta semana, mostra que o lucro da companhia mais que dobrou, para US $ 1,35 bilhão, no primeiro trimestre fiscal de 2014, encerrado em 31 dezembro do ano passado, e a receita subiu 66%, para US$ 3,06 bilhões.
No mês passado, o Alibaba iniciou o processo para o IPO nos EUA, o qual, segundo analistas que pode atingir mais que os US$ 16 bilhões levantados pelo Facebook em sua abertura de capital em 2012.
Nos últimos meses, as estimativas dos analistas para a valorização do Alibaba variaram de US$ 136 bilhões a US$ 245 bilhões. Carlos Kirjner, da Sanford C. Bernstein & Co., por exemplo, havia avaliado o Alibaba em US$ 245 bilhões, alegando que as estimativas anteriores eram muito conservadoras.
O Alibaba não diz quanto pretende levantar com o IPO, mas uma pessoa com conhecimento do assunto adiantou que a empresa pode vender uma participação de cerca de 12%, o que, se realmente se confirmar, pode torná-lo um negócio de US $ 20 bilhões, com base na avaliação US$ 168 bilhões.
Atualmente, o grupo Alibaba opera as plataformas Taobao, maior site de comércio eletrônico da China, a Tmall.com, um site de compras, e a Alipay, um serviço de pagamento eletrônico. A maior parte da receita da empresa advém das comissões dos produtos vendidos em seus sites e da publicidade online.