Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama adota solução de comunicação IP

0

O Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama, um dos principais centros médicos da região do ABC, em São Paulo, adotou um pacote de soluções de comunicações IP, com o intuito de aumentar a mobilidade, escalabilidade, acessibilidade e a performance da rede. A instituição optou por uma solução que envolve desde a renovação da infraestrutura de dados, até aplicações IP e gerenciamento remoto das aplicações. Dividido em etapas, o processo está em fase de implantação e deve estar totalmente concluído em 60 dias.

Na primeira parte do processo, a Siemens Enterprise Communications está realizando toda a implantação da infraestrutura de dados, que inclui a uniformização e atualização de todo o parque do hospital com equipamentos Enterasys. O segundo passo consiste na implantação da plataforma OpenScape Voice, um sistema 100% VoIP (voz sobre Protocolo de Internet) e com protocolo padrão de mercado, baseada em SIP, que permitirá a integração com toda a rede da instituição de saúde, juntamente com uma solução de Unified Communications  (comunicações unificadas).

“Com a nova infraestrutura de rede Enterasys, o Hospital conseguirá aumentar sua capacidade de tráfego de dados e melhorar a performance da rede. Isso possibilitará maior segurança e agilidade no acesso às informações dos pacientes pelo corpo clínico do hospital, além de permitir rodar na rede aplicações robustas há muito tempo desejadas pelo Hospital  Já a plataforma OpenScape Voice,  com o sistema de Comunicações Unificadas, dará mais mobilidade aos colaboradores o que garante que eles façam o gerenciamento de sua disponibilidade e acessibilidade, itens de grande importância quando falamos em médicos e emergências”, enfatiza Duarte Minohara, da Siemens Enterprise Communications.
Após a implantação da segunda fase, o projeto contempla a integração das soluções de Comunicações Unificadas de acordo com os processos do Hospital.  A etapa posterior consiste no gerenciamento remoto de todo o funcionamento da rede e equipamentos por meio do NOC (Network Operation Center) da Siemens Enterprise Communications. “Com integrações da plataforma de Comunicações Unificadas será possível buscar informações essenciais, por exemplo, para um diagnóstico, a qualquer hora com as pessoas certas, independente de onde elas estejam e de maneira muito simples e ágil. Após a implantação total, o gerenciamento remoto da solução é muito importante, pois assim conseguiremos antecipar soluções e implementar uma melhoria contínua na operação”, complementa Minohara.

Para o Hospital, a solução oferecida pela Siemens Enterprise Communications engloba todas as necessidades da instituição de maneira consistente e com alto valor agregado. “O Comitê de Tecnologia do Hospital vinha buscando a reestruturação de todo o backbone de voz e dados há dois anos. O modelo de negócio apresentado pela Siemens Enterprise Communications, com tecnologia de ponta, totalmente performática e com visão de sustentabilidade, foram fatores decisivos para que escolhêssemos a solução da empresa”, destaca Gregório Penido, coordenador do Comitê de Tecnologia do Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama.

“Além da tecnologia, a integração total da comunicação prevista no projeto da Siemens Enterprise Communications nos dará a possibilidade de ter um prontuário eletrônico eficiente e acessível com as informações em tempo real. Com isso, ao mesmo tempo em que o paciente realiza exames, o médico pode dar o diagnóstico de forma eletrônica, o que facilita a acessibilidade e disponibilidade no atendimento. Além disso, teremos condições de armazenar todos os diagnósticos dos nossos pacientes”, diz Penido.

O projeto abrange ainda soluções de mobilidade com sistemas de telefonia WiFi. “Com o projeto, vamos disponibilizar aparelhos com tecnologia wireless, com os quais os pacientes poderão circular pelos corredores do Hospital e, ainda assim, receberem suas ligações. É uma maneira de trazer maior comodidade e mobilidade aos pacientes. Outra facilidade é o Centro de Diagnóstico Móvel, uma solução composta por sistema de telefonia e dados que circulará pelos ambientes do Hospital para coletar as informações dos exames e atualizar automaticamente no prontuário eletrônico dos pacientes.” ressalta Fernando Lorenção, CEO do Hospital Maternidade Dr. Cristóvão da Gama.

Com todo o sistema em operação, o Hospital terá uma economia considerável. “Somente com a implantação da infraestrutura de base, estamos calculando uma economia de 35% de energia, visto que toda a solução será virtualizada. Além disso, o fato de a solução ser compatível com qualquer tecnologia possibilita a utilização de provedores diferentes, buscando sempre a opção com melhor tarifa, o que certamente acarretará em economia”, finaliza Penido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.