Novas tecnologias para surpreender o novo consumidor

0

Passa ano e entra ano e a preocupação das empresas continua a mesma: com o consumidor cada vez mais digital e exigente, como podemos melhorar cada vez mais os serviços nos Contact Centers?

Em primeiro lugar, é importante entender que o conceito de atendimento mudou. Ao passar pela experiência de interagir com a empresa, o consumidor quer alguém do outro lado que entenda os seus motivos de ter entrado em contato e que busque resolver seus problemas ou solicitações de forma personalizada e dentro de um prazo conveniente para ele.

Em segundo lugar, surpreender significa entregar mais do que o cliente espera. Imagine a reação do consumidor ao ser reconhecido e autenticado automaticamente durante os primeiros segundos de interação. Por um lado, ele é poupado de entrar na sequência de perguntas intermináveis, agilizando seu atendimento. Por outro, ele entende que existe um controle e segurança sobre seus dados – que estão sendo devidamente protegidos pela empresa.

É nesse cenário que as novas tecnologias vieram para ficar. S

oluções de Big Data, Speech Analytics, prevenção à Fraude, autenticação em tempo real, engajamento dos agentes para evitar os turnovers e soluções em cloud, chegaram com tudo para aprimorar o atendimento dentro dos Contact Centers,  reduzir os custos de operação e aumentar a proteção ao cliente.

O fluxo de decisão pela adoção de novas tecnologias também tem migrado das áreas de TI exclusivamente, para a área de negócios. Como um exemplo, de acordo com as últimas previsões divulgadas pelo IDC janeiro desse ano, 35% do orçamento para projetos de Big Data virão dos executivos das áreas de negócios. A aproximação dos executivos de linha de negócio e o melhor entendimento das possibilidades que as tecnologias de Big Data e Analytics oferecem, farão com que os novos projetos mudem seu foco de avaliação e resolução de problemas para inovação e diferenciação competitiva.

Infraestrutura e serviços em cloud também estarão no foco em 2015. Segundo o mesmo estudo do IDC, acredita-se que a convergência de infraestrutura e armazenamento serão os elementos com maior interesse no mercado.

E um dos desafios mais importantes é o engajamento dos colaboradores. Como o turnover dentro desse segmento é alto, sabemos que quanto mais agregarmos valor ao trabalho do agente, mais fiel ele será à empresa e, com isso, prestará um melhor atendimento. As soluções de Gamification estão entrando com tudo no mercado. O Gartner prevê que nesse ano mais de 50% das organizações que gerenciam processos de inovação vão começar a adotar essas práticas. A adoção de práticas de jogos é muito impactante para as empresas que procuram melhorar a produtividade dos funcionários e gerar resultados.

O que percebemos é que essas e outras novas tecnologias serão aliadas imprescindíveis para o atendimento de excelência nos Contact Centers. Não há mais tempo a perder para as empresas que buscam fazer a diferença. É preciso investir de maneira contínua em novas tecnologias para suprir as necessidades desse novo consumidor que deseja ser surpreendido o tempo todo.

Fabio Reginaldo, Client Management Director da NICE Systems.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.