SulAmérica melhora TI após contrato com IBM

0

Com uma carteira de mais de seis milhões de clientes nas carteiras de seguros de automóveis, saúde e previdência, a SulAmérica optou pela terceirização do seu parque tecnológico para ganhar agilidade e economizar recursos, que puderam ser aplicados em outras frentes.

O processo de escolha dos seus fornecedores começou há quatro anos, quando a empresa iniciou a terceirização das áreas de telecomunicações, infra-estrutura e servidores e impressão. No caso da IBM, o contrato que terceirizou a operação do parque de hardware e de rede de comunicação, foi fechado há dois anos e é válido por dez anos ? avaliado em R$ 225 milhões. O acordo prevê uma redução de custos equivalente a R$ 100 milhões e ganho de produtividade de 25%.

O acordo com a IBM é o maior que a SulAmérica tem em seus contratos de outsourcing de TI. A empresa administra o data center da seguradora, o helpdesk interno, a operação dos aplicativos e monitoração básica dos sistemas, além de atualizar toda a infra-estrutura de TI.

O acesso e controle das informações é remoto, feito a partir do Centro de Tecnologia da provedora em Hortolândia, São Paulo. Antes, toda área de TI era focada no centro de computação da empresa no Rio de Janeiro.

A SulAmerica hoje gera 70 Terabytes de informações, algo que antes do contrato girava em torno 10 Terabytes. Para Luiz Furtado, vice-presidente de tecnologia e sistemas da SulAmérica, a empresa conseguiu crescer sem aumentar custos. ?Não tive que fazer investimentos, e pago o serviço como commodity. O grande ganho é a flexibilidade. Hoje tenho capacidade de atender a meus clientes internos sem grandes investimentos. A IBM se encarrega disso?, diz. A seguradora tem um corpo de 5.500 funcionários.

?Quando você mantém isso internamente, é preciso investir. São investimentos que não trazem o retorno justificado. Neste modelo de outsourcing compramos serviços On Demand. Tem períodos que consumimos mais e período e no outro menos..O contrato é negociado?, explica Furtado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.