Socicam instala tecnologia de voz em teleatendimento

0

O Brasil é um país de dimensões continentais, com diversas regiões e sotaques. Mas o sistema de reconhecimento de voz implementado no teleatendimento da Socicam, Administradora dos Terminais Rodoviários de São Paulo e Campinas, identifica a informação solicitada, não importa a região do país em que você esteja. Quem trabalhou para que o projeto de modernização e simplificação do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) desse certo foi o Contact Center Alert Brasil .
O projeto entrou em operação em 2009, e em alguns meses as metas estipuladas já tinham sido atingidas. O uso da URA (Unidade de Resposta Audível) com reconhecimento de voz reduziu os erros operacionais, já que o sistema fornece informações precisas, e diminuiu o número de rechamadas. A meta de nível de serviço estipulada (termo utilizado para medir a qualidade no atendimento) para a operação era de 90%, mas com os recursos utilizados pela Alert Brasil esse objetivo foi superado, resultando na excelência do serviço prestado ao usuário final, que em 2010 ficou perto dos 100%.
O nível de serviço saiu de 78% em 2008 para 97% em 2009, uma melhoria de 24%. E em 2010 esse resultado foi ainda melhor, chegando a 99%. O TMA – Tempo Médio de Atendimento – também foi reduzido. Em 2008, o TMA era de 164 segundos; em 2010, o TMA foi de 30 segundos para os usuários que receberam atendimento automático (com reconhecimento de voz) e 63 segundos para os usuários que precisaram de atendimento humano.
A solução
Ao analisar a operação da Socicam e as características das solicitações dos usuários, a Alert Brasil percebeu que o atendimento consistia no fornecimento de informações padronizadas e repetitivas, e que a automatização do atendimento seria a solução ideal para alcançar os objetivos traçados. "As informações das cerca de 100 empresas de ônibus que a Socicam atende, e que representam 94% do total das chamadas, foram gravadas em estúdio e inseridas no sistema de atendimento", destaca Hugo Moisés, gerente comercial da Alert Brasil.
Como a variedade de empresas de ônibus que os usuários podem solicitar informações é muito grande, ficaria inviável programar uma URA (Unidade de Resposta Audível) com opções numéricas para cada uma delas. Por este motivo, a opção mais adequada foi a URA com reconhecimento de voz.
Com o sistema, ao ligar para o telefone da Socicam o atendimento é feito pela URA, que solicita ao usuário que fale o nome da empresa ou a cidade sobre a qual ele deseja receber informação. Após o reconhecimento do que o usuário falou, o
sistema acessa o banco de dados e reproduz a gravação correspondente às informações solicitadas.
O novo modelo de atendimento também resultou na redução do número de agentes necessários para a operação de 46 para 18. Em março de 2009, com a operação da Alert Brasil, das 107.102 ligações atendidas, 92.756 foram totalmente atendidas pela URA, 86,6% do total, e apenas 13,4% necessitaram de atendimento humano. Já neste ano, no mesmo período, a situação ficou ainda melhor: das 189.536 ligações atendidas, 94% foram finalizadas na URA, e apenas 6% receberam atendimento humano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.