A ArvinMeritor está realizando suas compras de materiais indiretos por meio do Mercado Eletrônico, com o objetivo de tornar o departamento de compras autogerenciável e, ao mesmo tempo, reduzir o tempo e os recursos investidos em suas operações comerciais. Para isso, a companhia adotou o serviço de terceirização de compras, as soluções e-procurement (negociação que possibilita controle e gestão dos processos), o leilão direto (negociação eletrônica para a venda de sucata) e o leilão reverso (negociação eletrônica em que os fornecedores disputam pelos melhores lances).
Segundo o supervisor de compras da ArvinMeritor, Helington Pimenta, o trabalho na área de compras começou em junho de 2006, quando a empresa adotou, pela primeira vez, o e-procurement e o leilão reverso para adquirir material indireto (gás liquefeito de petróleo – GLP, frete marítimo, aço, rolamentos, ferramentas, embalagens e material de escritório) , e seguiu com leilão direto para a venda de sucata. "Em mais de dois anos e meio, o Mercado Eletrônico adquiriu milhares de itens (produtos e serviços de materiais indiretos), comprou cerca de R$ 120 milhões e economizou aproximadamente 5% no valor total das aquisições para a companhia. Além disso, por meio do leilão direto, vendemos aproximadamente R$ 40 milhões em sucata nesse período", diz.
Com esta parceria, a empresa reduziu em 15% o tempo gasto com a realização das aquisições. "Antes, utilizávamos fax, telefone e e-mail para fazer as cotações e hoje utilizamos apenas o portal do Mercado", finaliza Pimenta.
- Bussiness Case