O DAG, um dos maiores distribuidores de produtos de beleza e higiene do Ceará, buscava, além de um software de gestão de processos e documentos, uma plataforma que pudesse funcionar como uma rede social interna em que os funcionários pudessem trocar informações por meio de seus PCs, tablets e smartphones.
Depois de muito pesquisar no mercado, a empresa acabou escolhendo o Fluig, plataforma de produtividade e colaboração da Totvs para gestão de processos, documentos e identidades, que oferece desde o controle de acessos, às informações e às atividades da empresa até o desenvolvimento de portais utilizando interfaces personalizadas.
Desde setembro, usando quase todos os cards do Fluig, o primeiro implantado pela empresa foi o da rede social corporativa. Hoje, são 500 usuários ativos no portal, sendo 150 funcionários internos e 350 vendedores espalhados por todo o estado do Ceará.
"O aumento na qualidade da comunicação centralizada em um único ambiente já é percebido por todos e o uso do sistema pelos vendedores de campo trouxe vários resultados qualitativos para a gestão da companhia, em pouco tempo", ressalta Rodrigo Barreto, gerente de TI do DAG, acrescentando que, além do card de rede social, a empresa utiliza os de gerenciamento de identidades, de conteúdo (ECM) e de processos (BPM).
O gerente de TI conta que o dia do "go live" da solução foi um marco para a organização. "O escritório todo parou para ver as apresentações. A aceitação foi imediata e durante a demonstração muitos funcionários já estavam interagindo diretamente com a plataforma e já postando fotos e comentários", diz Barreto.
Com a possibilidade de usar a versão mobile, os consultores de venda externos passaram a contar com um catálogo de produtos online, acessado por tablets. Além de acessarem o mostruário de todo o portfólio, o sistema permite, ainda, baixar as fotos em alta resolução de cada uma das ofertas e enviar aos interessados, diretamente por e-mail. Este recurso é muito usado pelos clientes para a produção de encartes promocionais que serão distribuídos em seus estabelecimentos comerciais. "Antes disso, esse processo levava até quatro dias, do pedido até a entrega das fotos em CDs. Agora, podem ser feitos na velocidade de um download", afirma Barreto.
Outro benefício do Fluig, segundo ele, foi o processo de liberação de crédito aos clientes. Como é integrado ao ERP da empresa, o vendedor faz a atualização direta na plataforma, encaminha a proposta ao setor financeiro e, em até dez minutos, já tem o retorno sobre o limite do crédito aprovado ou não. O processo de cadastro de novos clientes também foi otimizado de cinco dias para uma hora, em média.