Decathlon moderniza infraestrutura de comunicação

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Pertencente ao Grupo Oxylane, a cadeia francesa de lojas esportivas Decathlon está modernizando toda a sua infraestrutura de comunicação no Brasil, para a qual contatou os serviços da paulistana Mellvi, uma VAR (vallue-added reseller, ou revenda de valor agregado) credenciada da Delta Cable-Furukawa  A sinergia entre as equipes possibilitou à pequena VAR conquistar um contrato de longo prazo: um projeto de migração tecnológica envolvendo a matriz administrativa da Decathlon Brazil, o seu Centro de Distribuição (CD) e as 11 lojas da rede no País.


“Normalmente as multinacionais costumam executar negócios na área de TI com fornecedores já pré-determinados por suas matrizes de origem, em contratos fechados em nível global, de cima para baixo. Mas esse não foi o caso da Decathlon Brazil, que tem uma área de TI com autonomia local para decisão”, diz Mauricio Kenji Takashima, diretor comercial da Delta Cable.


Sem revelar o valor do contrato, o IT manager da Decathlon Brazil, Leonardo Costi, explica que todos esses fatores juntos “dificilmente seriam identificados em um único fornecedor de serviços de grande porte, especialmente nos aspectos da flexibilidade e integração das equipes fornecedoras envolvidas, já que o escopo inicial do projeto estava sujeito a diversas alterações.”


Ele conta que, a partir de uma situação de emergência, de uma enchente que ocorreu em São Paulo no ano passado, foi preciso realizar um up grade no cabeamento da rede da matriz administrativa brasileira da Decathlon na capital paulista. Mas que o projeto emergencial acabou sendo expandido e transformado em um projeto de migração tecnológica da infraestrutura física de comunicação da marca Decathlon no Brasil. Assim, foram envolvidos também o Centro de Distribuição da marca, localizado em uma área de 22 mil metros quadrados em Embú das Artes, na grande São Paulo, e uma loja piloto, que agora em 2012, já em uma terceira fase do projeto, terá o seu modelo replicado para 100% das lojas da Decathlon no País, atualmente concentradas nas regiões Sul e Sudeste.


“A Mellvi teve uma participação muito ativa, uma atuação de A a Z no que acabou se tornando um grande projeto. Eles estiveram conosco desde o desenho, com sugestão das soluções tecnológicas mais indicadas para as nossas diferentes demandas de cabeamento e fibra, à execução das obras em campo. A sua flexibilidade e prontidão no atendimento, além do ótimo relacionamento com os times da Delta Cable e da Furukawa para as alterações dos fluxogramas das obras e o cumprimento dos prazos estabelecidos fizeram toda a diferença numa parceria de trabalho excelente, que tende a ser longa e promissora.”, diz Costi.


De acordo com Luiz Guilherme Mello, diretor da Mellvi Serviços, toda a infraestrutura tecnológica adotada pela Decathlon ( Furukawa CAT. 5e para as lojas e CAT. 6 + fibras especiais para os data centers e backbones da matriz administrativa, do CD e das lojas) garantem redes de alta disponibilidade, com acesso em velocidades superiores (100-4000 Mbps) e segurança forte. “Os sistemas adotados superam as normativas internacionais estabelecidas, têm garantia do fabricante e são escaláveis, ou seja, estão prontos para as futuras expansões.

Costi informou que a Mellvi forneceu uma documentação impecável das obras executadas e que a nova infraestrutura física sofreu recentemente uma auditoria da equipe especializada do Grupo Oxylane, tendo conquistado um percentual de 98,7% de aprovação. “Não poderia ter sido melhor. Hoje o nosso projeto já e referência para as demais redes Decathlon em todo o mundo”, comemora.

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