Demora de visto para indiano atrasa operação de offshore do HSBC

0

A demora do governo brasileiro em conceder visto para profissionais indianos atrasou o início das operações do centro de desenvolvimento de global, que o HSBC está instalando em Curitiba. A fábrica de software brasileira é a terceira implantada pela instituição financeira para atender o mercado de offshore.

As outras duas funcionam na Índia e China. Para colocar o projeto em ação, o banco decidiu fazer um intercâmbio entre especialistas do Brasil e Índia, para transferência de know-how.

Cinco brasileiros já foram para Índia aprender com os profissionais de lá. Mas o inverso ainda não aconteceu. Jacques Depocas, CEO do HSBC Software Development Brasil, informa que enquanto o visto dos brasileiros saiu em dois dias, o dos indianos leva três meses. Esse processo está retardando a operação de offshore da fábrica do País.

O executivo explica que a idéia é que os profissionais fiquem de três a quatro meses em cada país para troca de conhecimento. Só que enquanto os especialistas indianos não chegarem no Brasil a operação não começa.

A previsão inicial do HSBC era de que o centro de desenvolvimento de Curitiba entraria em operação no mês de junho. Com o atraso da chegada dos indianos e mais a dificuldade em contratar profissionais com domínio do inglês, a fábrica deverá começar a funcionar em agosto.

Até o momento foram contratados apenas 15 profissionais e Depocas não sabe se o centro conseguirá cumprir a meta de chegar em 2009 ou 2010 com 2 mil pessoas.

O centro de desenvolvimento do Brasil tem o objetivo de ser o segundo maior depois da Índia, que conta com cerca de 3 mil profissionais, enquanto o da China emprega 1,3 mil pessoas.

O HSBC busca talentos para atender clientes dos Estados Unidos e Canadá. Para recrutar esses especialistas, a instituição financeira fechou convênio Universidade da Indústria (Unindus) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), ambos do Paraná.

Com essa parceria, Depocas espera contratar entre 50 a 70 profissionais para a fábrica de software até o final deste ano.

O HCBC está investindo R$ 12 milhões na implantação de um desenvolvimento global de software no País. O Brasil que ganhou o projeto depois de uma disputa acirrada com o México.

Vários fatores ajudaram a eleger o Brasil para o empreendimento. Um deles é o custo da mão-de-obra local, que é mais baixo que a do Canadá e dos EUA, países que os brasileiros vão atender.

O banco também levou em consideração o talento dos brasileiros no desenvolvimento de aplicações para o setor financeiro e a vantagem do fuso horário, com duas horas a menos que os EUA e quatro do Candá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.