Projeto usa teleconferência para atender emergências hospitalares

0

Em atividade desde maio no Hospital Municipal Moysés Deutsch, no bairro do  M’Boi Mirim, na capital paulista, o projeto de avaliação de pacientes em tempo real já atendeu mais 70 casos no pronto socorro e da unidade de terapia Intensiva através de videoconferência.

Trata-se de um projeto de assistência em casos de urgência e um dos projetos da filantropia do Instituto Israelita de Responsabilidade Social (IIRS) em apoio ao Proadi-SUS. No M’Boi Mirim, os casos que necessitam de uma avaliação mais acurada por parte de um especialista que não faz parte do escopo do hospital municipal, ou uma avaliação por parte de outro par em tempo real, são analisados pela equipe do Hospital Albert Einstein (HIAE), que fica à disposição sete dias por semana, 24 horas.

Os principais casos que estão sendo acompanhados são traumas, AVCs, infartos e infecções que recebem condutas mais seguras, orientadas por especialistas que nem sempre podem estar presentes no local, a exemplo de neurologistas e neurocirurgiões – especialidades que não fazem parte do corpo clínico do Hospital M’Boi Mirim, por este ser um hospital secundário, orientando, por exemplo, a transferência para a rede referenciada para alta complexidade.

Além da segunda opinião em si, a construção de protocolos conjuntos de atendimento é outro benefício gerado e a transferência de conhecimento, onde ambos os lados saem ganhando.

Após o projeto-piloto que já está em andamento com o M’Boi Mirim, o HIAE vai implantar o projeto na Paraiba, no Amazonas e em Minas Gerais. O Ministério da Saúde convidou hospitais em cidades que têm de 100 mil a 1 milhão de habitantes e serviços acima do mínimo de saúde. Os hospitais podem se candidatar e, após a visita de uma equipe do Einstein, que avalia as condições de cada centro, 15 serão escolhidos para terem o serviço de Telemedicina implantado.

A responsabilidade pela infraestrutura é de cada hospital e a doação dos equipamentos de teleconferência via internet é do Proadi-HIAE.

Segundo o dr. Milton Steinman, um dos líderes do projeto “uma das grandes virtudes da telemedicina, da forma como está sendo utilizada dentro desse programa do Einstein, é a transferência de conhecimento ao vivo e online”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.